3 dicas importantes de como fazer um rodízio de pneus de caminhões

Conheça os benefícios de um software mobile para a sua recapadora de pneus
17 de maio de 2019
Como a cultura colaborativa pode ajudar a sua empresa a ter equipes vencedoras em reforma de pneus?
17 de junho de 2019
Exibir tudo

Resolvemos trazer, no artigo de hoje, 3 importantes para fazer o procedimento no seu veículo! Não perca!

Sabia que o rodízio de pneus é uma tarefa que pode gerar muita economia para o proprietário do caminhão? Além disso, para evitar multas e ainda acidentes, é imprescindível saber fazer da forma correta um rodízio.

Nesse sentido, resolvemos trazer, no artigo de hoje, 3 dicas importantes para fazer o procedimento no seu veículo. Acompanhe:

Por que fazer o rodízio de pneus no caminhão?

Todas as vezes que pensamos em um caminhão, lembramos de transporte de cargas pesadas, não é mesmo? O raciocínio faz muito sentido, pois esse tipo de veículo, além do seu peso, ele pode suportar toneladas de carga. Por isso, os pneus sofrem mais com as deformações, se comparado aos veículos menores.  Assim, se o rodízio não for realizado ou mesmo não for feito da forma certa, é provável que os pneus percam em durabilidade e eficiência.

Regras importantes de quando fazer

Pode ser uma tarefa difícil saber exatamente quando é hora de fazer a troca já que há muitas variáveis envolvidas no desgaste de pneus, além da sua posição. Entretanto, existem duas diretrizes que você sempre pode seguir:

1.Detalhes do manual

O manual de manutenção e cuidados do veículo possui a indicação do período adequado para a realização do rodízio, ou seja, ele especifica o tempo e também a quilometragem.

Essa é a forma mais fácil e rápida de descobrir quando é hora de levar os pneus a uma oficina para fazer a troca. Porém, é importante lembrar de que há outras condições que devem ser levadas em consideração, como: se os pneus podem ter se desgastado mais que o normal nesse meio tempo.

2.Dez mil quilômetros

De maneira bem simples, a cada vez que você completa essa distância, é hora de fazer uma revisão geral no veículo, o que inclui suspensão, alinhamento, calibragem e: o rodízio!

Provavelmente você notará o desgaste desigual entre os pneus, quando alcançar essa quilometragem. Se você está atingindo esse limite, é melhor marcar na agenda uma visita ao mecânico. Lembrando que se o desgaste já estiver muito grande, o aconselhável é trocar os pneus usados por novos ao invés de fazer o rodízio. Pneus muito deformados podem causar acidentes.

Veja abaixo algumas dicas simples, porém importantes de como fazer um rodízio de pneus:

1.Procure sempre por um especialista: qualquer procedimento mecânico deve ser executado por um profissional especializado. Então, se você não é um mecânico, é melhor contratar um do que arriscar ter algum problema mais grave em seu caminhão;

2.Cheque sempre também o balanceamento e a suspensão: realizar rodízio de pneus junto com outros procedimentos de manutenção é sempre o melhor a ser feito. Inicialmente, desajustes de alinhamento e suspensão sempre aumentam o desgaste dos pneus, assim, causando cada vez mais irregularidades.

3.Faça a troca somente por pneus do mesmo modelo: se optar por trocar os pneus, é bom lembrar de não escolher peças de modelo e/ou marca diferente dos demais. Cada tipo de pneu possui especificações próprias, que afetam sua aderência e estabilidade. Misturar tudo, ainda mais com um conjunto parcialmente gasto é um risco desnecessário.

O que achou do conteúdo de hoje com dicas de como fazer um rodízio de pneus em seu caminhão? Deseja saber mais sobre esse tipo de assunto? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog!