Automação de processos: por que e como implementá-la?

Confira os 4 principais indicadores para recapadoras e reformadoras
28 de outubro de 2019
Quais as principais normas do INMETRO para reformadoras?
18 de novembro de 2019
Exibir tudo

Toda empresa deseja ganhar visibilidade em seu mercado de atuação, aumentar as vendas e ter lucro. No entanto, muitas vezes o aumento de escala de uma empresa faz com que os processos se tornem complicados e demorados, mas isso pode ser resolvido ao adotar a automação de processos de forma inteligente.

Além de facilitar a expansão da empresa, automatizar processos permite reduzir custos, obter maior controle e fazer a gestão de diversos departamentos e suas atividades. Isso aumenta a capacidade produtiva da empresa e diminui a possibilidade de erros na execução dos processos e das rotinas de trabalho.

Explicamos agora o que é a automação de processos, quais deles podem ser automatizados e qual pode ser o impacto positivo da automatização de processos em sua recapadora. Confira agora mesmo as respostas a essas questões!

O que é automação de processos?

É bastante comum que os empresários tenham dúvidas quando o assunto é automação de processos, até mesmo considerando que esse é um passo difícil e caro de ser dado. No entanto, com a modernização das tecnologias de automatização e o crescimento das possibilidades oferecidas no mercado, mesmo empresas de menor porte são beneficiadas com a automação.

Quando nos referimos à automação de processos, estamos falando da adoção de práticas, ferramentas e sistemas tecnológicos que permitam fazer com que os métodos de trabalho sejam mais simples. Isso significa que as soluções adotadas diminuem o trabalho executado manualmente, permitindo a execução automática de tarefas, de forma eficiente e padronizada.

Em uma empresa onde há diversos processos realizados de forma manual, existem inúmeras situações que podem prejudicar o ritmo e o resultado do trabalho, já que eles estão suscetíveis a erros de execução. Já com a automação, os processos são executados de forma automática, programada e de acordo com práticas pré-determinadas, diminuindo custos e aumentando a confiabilidade das rotinas.

Em quais processos é possível realizar a automação?

Existem soluções de automação para os mais diversos processos de uma empresa, indo desde os processos administrativos, gerenciais e financeiros, passando pelos processos de registro e despacho e chegando até os processos de produção, embalamento e controle, de acordo com as necessidades do negócio.

Em uma empresa de recapagem, por exemplo, é possível automatizar diversos processos realizados de forma manual, aumentando a confiabilidade dos resultados, diminuindo custos, desperdício e erros, além de aumentar a agilidade na execução de determinadas tarefas, impactando positivamente os lucros.

Quais são os principais benefícios da automação de processos para recapagem?

Outra questão bastante comum consiste em identificar e analisar os benefícios trazidos pela automação de processos na área de recapagem, já que muitas vezes esse é um assunto novo para quem atua na área. Listamos abaixo os principais pontos positivos que a automação pode oferecer para seu negócio:

  • aumento da produtividade — por fazer com que os processos sejam executados de forma automática, a automação de processos garante maior produtividade, já que diminui o tempo necessário para a execução das tarefas;
  • redução de custos — tendo em vista a redução de erros, a automação resulta em diminuição de custos para o negócio. Afinal, as tarefas são executadas de forma mais ágil e eficiente, além de a tomada de decisão ser feita de forma mais bem embasada e clara;
  • maior confiabilidade dos processos — a confiabilidade dos processos da empresa também é beneficiada pela automação, já que eles são executados de forma padronizada, seguindo critérios pré-definidos;
  • obtenção de dados para tomada de decisões — a automação de processos permite ao gestor tomar decisões baseadas em dados obtidos por meio da automação, resultando em escolhas mais objetivas e inteligentes.

Como implementar a automação na empresa de recapagem?

Agora que você já compreendeu o que é a automação de processos e também sabe quais são os principais benefícios trazidos por sua adoção, talvez esteja em dúvidas sobre como implementá-la.

Para fazer isso de forma eficiente e alcançar os resultados esperados, é necessário seguir alguns passos que permitam identificar as oportunidades de automação e facilitem sua implementação. Confira:

  1. verifique quais são os processos realizados pela empresa no seu dia a dia e liste-os;
  2. compreenda quais processos serão beneficiados pela execução automatizada, bem como o impacto disso nos resultados;
  3. identifique quais são as atividades executadas de forma manual e que podem ser feitas de forma automatizada sem que isso impacte a qualidade dos resultados;
  4. defina um cronograma de adoção de ferramentas de automação, partindo dos processos mais simples até os mais avançados;
  5. conte com um software de gestão que permita controlar e acompanhar a automação dos processos.

Qual é a importância de softwares de gestão para a automação de processos?

Contar com um sistema de gestão eficiente e pensado para seu negócio é parte importante da automação de processos. Tal ferramenta é um elemento fundamental para automatizá-los e gerenciá-los de forma clara, objetiva e rentável.

Desenvolvidas com o mercado de recapagem em mente, as soluções oferecidas pela Solucap possibilitam realizar a gestão inteligente da recapadora de pneus, auxiliando nos mais diversos processos e rotinas da empresa.

O software Solucap, desenvolvido pela empresa, permite acompanhar a evolução do negócio, simplificando processos jurídicos e financeiros, além de permitir acessar informações financeiras, histórico de pedidos, status de coleta e de entrega, dentre outros, de forma ágil e simples.

Como é possível concluir, a automação de processos é muito importante para as empresas de recapagem e contribui significativamente para o aumento dos lucros. Além disso, ao automatizar processos dentro da empresa, também é possível diminuir custos, realizar uma gestão eficiente e também agilizar rotinas de trabalho, gerando resultados cada vez melhores.

Também é importante utilizar uma solução de gestão desenvolvida especificamente para a área de recapagem, como as opções oferecidas pela Solucap, já que elas contam com ferramentas desenvolvidas e pensadas para esse tipo de negócio.

Gostou de entender melhor o que é a automação de processos, quais deles podem ser automatizados na sua empresa e também os impactos positivos de sua adoção? Para iniciar a automação em seu negócio de recapagem ou tirar dúvidas, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *