Saiba o que é Big Data e como aplicar na sua recapadora

aumentar a produtividade
Confira 5 dicas de como aumentar a produtividade
20 de outubro de 2020
Fidelização de clientes
4 fatores de um sistema de gestão que contribuem para a fidelização de clientes
3 de novembro de 2020
Exibir tudo
Big data

O conceito de Big Data ainda gera muita discussão, sobretudo quando consideramos a sua aplicação nas inúmeras áreas em que essa tecnologia (ou metodologia) se revela extremamente útil. Como o uso de um enorme conjunto de dados pode beneficiar uma recapadora de pneus, afinal?

Antes de tudo, precisamos entender que esse conceito está por trás de diversas ferramentas que hoje já são consideradas essenciais para a gestão, segurança e divulgação das empresas. Softwares corporativos, sistemas de rastreamento, transações online, campanhas de marketing digital, todas essas soluções dependem da coleta e do tratamento contínuo de dados.

A boa notícia é que essa inovação não está restrita às grandes corporações, ela está disponível para negócios de todos os tipos e tamanhos. Continue a leitura para saber mais sobre Big Data e descobrir como ele pode otimizar os processos da sua recapadora de pneus!

O que e Big Data, afinal?

Podemos definir o Big Data como a coleta, a análise e o tratamento de grandes volumes de informação. Não há um esclarecimento quantitativo sobre o tema — qual a quantidade mínima de gigas ou terabytes que se considera “Big Data” —, mas presume-se que o método se dê quando a classificação, o cruzamento e a interpretação dos dados é inviável sem o auxílio de algoritmos.

Com o avanço dos meios de comercialização, gestão e marketing, as empresas passaram a reunir mais dados sobre o mercado e seu público, além das tradicionais informações de cadastro. Obtendo dados de maneira contínua e combinando-os de maneira estratégia, é possível analisar o desempenho do negócio com precisão e tomar decisões com muito mais confiança.

Como o Big Data pode beneficiar uma recapadora de pneus?

Considerando especificamente as recapadoras, podemos citar benefícios em diversos setores desse tipo de negócio. Confira!

Marketing

O marketing digital está em alta e praticamente todos os seus processos envolvem algum tipo de tratamento de informações. Ao anunciar seu negócio no Google ou nas redes sociais, por exemplo, você está se beneficiando de um gigantesco banco de dados que utiliza sistemas avançados para levar a sua marca aos consumidores certos.

Atendimento ao cliente

Plataformas de atendimento e gestão de relacionamento, as chamadas CRM, contam com diversas ferramentas para coletar dados e monitorar o comportamento do público. Dessa forma, além de entender melhor a sua audiência, você pode otimizar a sua comunicação e suas ofertas.

Manutenção preditiva

Na esfera interna do negócio, podemos citar a manutenção preditiva — isto é, o acompanhamento periódico de equipamentos, máquinas e produtos. Softwares robustos podem detectar avarias com antecedência, ajudar a identificar problemas complexos e contribuir significativamente para a durabilidade da infraestrutura do negócio e para a qualidade dos serviços prestados.

Gestão

Softwares básicos como Word e Excel ainda são muito utilizados por empresas do setor, mas as vantagens de adotar uma solução completa e especializada são enormes. Um sistema de gestão baseado focado em recapadoras é capaz não apenas de simplificar as operações comerciais, financeiras e jurídicas do negócio, como permite acompanhar a evolução do empreendimento.

Por que é importante estar atento a novas tecnologias?

Ainda que muitos empresários relutem, a tecnologia já é um elemento fundamental para os profissionais e para os negócios. Novas soluções surgem todos os dias e é realmente um desafio manter-se atualizado.

Entretanto, é importante destacar que essas inovações nunca estiveram tão acessíveis, o que auxilia empresas de todos os tamanhos a crescerem e se manterem eficientes e relevantes no mercado. Neste artigo você conheceu melhor o Big Data, mas existem várias outras tendências que podem ser aplicadas no seu negócio, portanto, fique de olho!

Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe para receber mais conteúdos relevantes para melhorar os resultados com sua recapadora de pneus! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *