Como a cultura colaborativa pode ajudar a sua empresa a ter equipes vencedoras em reforma de pneus?

3 dicas importantes de como fazer um rodízio de pneus de caminhões
10 de junho de 2019
Automatização do Chão de fábrica em recapadora de pneus: como é possível?
1 de julho de 2019
Exibir tudo

Como lidar com a variedade de perfis de colaboradores dentro da empresa e ainda incentivar o melhor desempenho? Como a cultura colaborativa pode ajudar? Entenda a seguir:

É fato que um dos maiores desafios dos gestores, nos dias de hoje, é conseguir lidar com a variedade de perfis de colaboradores dentro da empresa. Nesse sentido, é imperativo buscar novas estratégias e ferramentas para fazer uma boa gestão e ainda para incentivar o melhor desempenho dos funcionários.

No caso das reformadoras de pneus, assim como em qualquer outro tipo de negócio, existe a necessidade de formar excelentes equipes de trabalho. Uma ótima e eficiente maneira de fazer isso é através da cultura colaborativa.

Mas, como isso é possível? Veja no post de hoje como a cultura colaborativa pode ajudar! Vamos lá?

O que é a cultura colaborativa na reformadora de pneus?

A integração e participação de todos as áreas e equipes nos processos e atividades da reformadora de pneus pode ser definido como cultura colaborativa. E para alcançar esse objetivo na empresa, o principal caminho é a comunicação.

Por exemplo, uma equipe engajada em mostrar e discutir suas ideias resulta em uma reciclagem de métodos ultrapassados para a reformadora de pneus. Além disso, os colaboradores se sentem valorizados e motivados quando notam que suas opiniões são agentes de transformação no ambiente em que trabalham.

Nas reformadoras de pneus, se as pessoas que reformam os pneus não se comunicam com quem administra a matéria-prima não se comunicassem com os que reformam os pneus, com certeza o procedimento não poderia ser feito, uma vez que para reformar um pneu, é necessário o uso de matéria-prima.

A partir desse exemplo, fica claro o quanto é importante a comunicação entre todo o time nas reformadoras de pneus. Assim, não são construídos somente profissionais, mas equipes de trabalho comunicativas.

Agora, vamos às dicas para ajudar os times a se tornarem vencedores.

  • Incentive colaboração: priorize a interação e troca de ideias entre a equipe. Se os funcionários estiverem proibidos de fazer isso, será difícil criar um ambiente colaborativo em sua organização. Crie esse hábito a sua recapadora e estimule a cooperação.
  • Cultura de inovação: valorize e incentive as novas ideias entre os funcionários, dando liberdade para que eles possam inovar. Estar fechado a essas contribuições pode fazer a empresa perder oportunidades de melhorar tanto em relação aos produtos e serviços quanto aos processos produtivos. Criando condições para que a equipe inove constantemente, você contribuirá para um ambiente colaborativo em sua empresa.
  • Definir metas reais: desenhar metas para cada funcionário e cada time é de imprescindível para que a reformadora de pneus possa entender onde está e onde quer chegar. Entretanto, é fundamental que esses objetivos sejam reais, pois caso não forem, os funcionários poderão perder a motivação de trabalhar.
  • Use a tecnologia a favor da reformadora: por fim, não menos importante, é imperativo contar soluções tecnológicas (link para o site) que incentivem um ambiente colaborativa.

Viu como implantar uma cultura colaborativa é importante? Conhece mais alguma dica para tornar a reformadora de pneus colaborativa? Não deixe de entrar em contato conosco!