Como a manutenção de pneus pode contribuir para a economia de combustível?

Automatização do Chão de fábrica em recapadora de pneus: como é possível?
1 de julho de 2019
Como fazer a automação do chão de fábrica em uma recapadora?
11 de outubro de 2019
Exibir tudo

Neste artigo, daremos importantes dicas para reduzir consumo de combustível através da manutenção dos pneus. Não perca!

Sabia que um pneu pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento? Essa resistência depende de fatores externos ao pneu (velocidade, peso e conservação do veículo, pavimento, temperatura, calibragem semanal) e internos, como estrutura, compostos e desenho da banda de rodagem.

Nesse sentido, o consumo de combustível sempre foi uma das principais preocupações dos motoristas em relação aos seus carros e caminhões, ainda mais nos tempos atuais, em que o litro de gasolina, por exemplo, está chegando em até R$ 5,00 em algumas regiões do país.

Diante desse contexto, é importante tomar algumas medidas para economizar combustível.   Neste artigo, daremos importantes dicas para reduzir consumo de combustível através da manutenção dos pneus. Acompanhe:

1.Recapagem

Nesse processo, o pneu é transformado e renovado, ou seja, ele fica bem semelhante esteticamente e estruturalmente com um novo.

No processo, a banda de rodagem usada é substituída por uma nova. Dessa forma, todas as deformações são retiradas sem precisar trocar o pneu inteiro. Assim, pode-se reduzir a resistência ao rolamento, fazendo com que haja uma maior eficiência de combustível e, consequentemente, economia na gasolina e na compra de um pneu novo.

2.Balanceamento

O processo de balanceamento é realizado com o objetivo de equilibrar o conjunto de pneus. Nele, são aplicados pesos nos aros das rodas para que todas fiquem balanceadas.

Além disso, o balanceamento evita que o carro oscile durante a condução. Se o pneu não estiver balanceado, eles serão deformados com mais rapidez. E como a a deformação causa uma maior resistência à rodagem, o consumo de combustível é aumentado na hora do deslocamento do carro ou caminhão.

3.Rodízio de pneus

Já falamos sobre a importância do rodízio de pneus neste artigo aqui! (inserir link do conteúdo que será publicado). Hoje, vamos falar como o rodízio impacta também na economia de combustível.

A economia acontece porque, ao fazer a troca da posição dos pneus de um carro ou caminhão, a deformação do pneu se mantém uniforme em todos eles. Assim, evitando que apenas um ou dois pneus sejam muito deformados. Dessa forma, os pneus sofrem deformação. Ou seja, a vida útil de cada um é aumentada e, principalmente, resistência à rodagem é diminuída.

Essas são apenas algumas dicas preventivas para reduzir consumo de combustível com a manutenção de pneus e tornar o veículo mais eficiente. Se seguidas regularmente, poderá ocorrer uma significativa economia, além de que os procedimentos citados acima também são medidas de segurança para que acidentes sejam evitados.

Achou interessante o conteúdo de hoje? Se sim, você vai gostar deste também sobre as melhores práticas de mercado para empresas de recapagem de pneus!