Como fazer a automação do chão de fábrica em uma recapadora?

Como a manutenção de pneus pode contribuir para a economia de combustível?
9 de julho de 2019
Afinal, como aumentar o lucro na recapagem?
23 de outubro de 2019
Exibir tudo

Toda empresa encara o desafio de compreender seus processos para gerir melhor o negócio, aumentando os lucros e reduzindo a incidência de problemas e riscos operacionais. Com a evolução da tecnologia, no entanto, passou a ser possível realizar a automação do chão de fábrica, o que permite reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir melhores resultados.

Apesar disso, muitos gestores ainda têm dúvidas a respeito da automação de processos ou mesmo não conhecem a fundo essas soluções, que se tornaram tendência de mercado e oferecem uma série de benefícios, sendo aplicáveis em pequenas, médias e grandes empresas.

Explicamos agora, em detalhes, o que é automação de processos, os motivos pelos quais ela é uma tendência de mercado e seus principais benefícios. Também falamos da automação do chão de fábrica de uma recapadora de pneus e suas principais vantagens. Confira mais detalhes abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é automação e qual a sua importância

Com a evolução tecnológica recente, o avanço da computação em nuvem e o crescimento da aplicação da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a automação é um assunto cada vez mais discutido e presente no dia a dia das empresas, sejam de pequeno ou de grande porte, já que seu impacto é gigantesco e pode levar a resultados cada vez melhores.

É possível definir a automação de processos como a adoção de práticas, sistemas e ferramentas tecnológicas que permitem facilitar, agilizar e modernizar os métodos de trabalho, fazendo com que eles sejam executados de forma automática, programada e previsível. Isso significa que a automação de processos faz com que os processos automatizados sejam executados de forma a potencializar os resultados da empresa.

Saiba por que a automação é uma tendência do mercado

Assunto discutido em todos os setores e categorias empresariais, a automação se tornou tendência de mercado por reduzir custos, agilizar processos e rotinas, permitir maior controle empresarial e auxiliar na tomada de decisões, que passam a ser feitas a partir de dados concretos e claros, ao contrário de decisões tomadas com base apenas na percepção do gestor.

Compreenda os principais benefícios da automação

Agora que explicamos o conceito de automação de processos e também falamos dos motivos pelos quais sua adoção é tendência nos mais variados mercados e setores, é interessante conhecer os principais benefícios da automação de processos para uma empresa. Listamos abaixo os principais e explicamos como eles impactam no dia a dia do negócio.

Controle da produção da empresa

Controlar a produção de uma empresa de forma clara e objetiva, é um dos desafios enfrentados pelos gestores, especialmente em empresas com grande fluxo produtivo ou que estão passando por aumento na produção em um curto espaço de tempo.

Com a automação de processos, é possível ter maior controle da produção da empresa, já que os processos produtivos podem ser realizados de acordo com regras claras e análise de dados, como estoque, demanda e prazos, auxiliando na redução de custos e impactando positivamente os resultados do negócio.

Maior integração entre processos

Outro benefício de destaque na automação é a integração entre processos de uma mesma empresa. Isso significa que é possível fazer com que processos distintos dentro de uma mesma linha de produção ou mesmo em etapas diferentes do negócio sejam integrados de forma mais fácil, reduzindo retrabalhos e diminuindo os custos operacionais.

É possível, por exemplo, que a gestão de estoque seja integrada ao processo de produção de determinado produto, condicionando a produção de novas peças de acordo com regras definidas, como uma quantidade mínima de estoque.

Estabelecimento e gestão de metas e indicadores

Estabelecer e gerir metas e indicadores é parte substancial do papel de um gestor ou gerente e, com a automação de processos, essa é uma tarefa que passa a ser mais simples e eficiente. Afinal, os dados de cada uma das etapas automatizadas são exibidos para o responsável, que pode acompanhar os processos de forma inteligente, facilitando também a otimização de processos ou adoção de novas soluções.

Prevenção de riscos operacionais

Por último, é válido destacar que a automação de processos reduz o número de tarefas operacionais executadas manualmente pelos colaboradores. Isso pode significar também uma prevenção de riscos operacionais do negócio, sendo importante tanto para a prevenção de riscos diretos — relacionados com a segurança — quanto indiretos — falta de estoque —, tornando a operação da empresa mais segura e eficiente.

Entenda por que a automação do chão de fábrica é importante para recapadoras

Muitas vezes existe a percepção de que a automação de processos só pode ser realizada em processos administrativos ou gerenciais. Entretanto, o chão de fábrica também é bastante beneficiado com a adoção dessa tecnologia, já que muitos dos processos executados podem ser automatizados, trazendo mais segurança, eficiência e qualidade, reduzindo custos, o que pode significar aumento na lucratividade da empresa.

Para recapadoras, que contam com diversos processos realizados manualmente, como recebimento, transporte e execução de tarefas, a automação pode ser responsável por fazer com que a empresa se destaque da concorrência e ganhe escala em seu mercado de atuação.

Saiba quais processos podem ser automatizados

Listamos abaixo alguns dos principais processos que se beneficiam da automação do chão de fábrica e que devem ser considerados pela empresa:

  • recebimento de matéria-prima;
  • geração de coletas e entrega de pneus;
  • apontamentos de produção;
  • linha de produção;
  • armazenagem de produtos;
  • inventários;
  • manutenção industrial.

Compreenda a importância de um software de gestão na automação

Para que a automação do chão de fábrica seja realizada de forma eficiente e inteligente, é necessário que os processos sejam integrados de forma a otimizar sua gestão e garantir que o acompanhamento seja feito de forma clara e facilitada. Isso garante economia e permite alcançar melhores resultados.

Para isso, é interessante contar com um software de gestão que auxilie nesse processo e permita que as ferramentas, rotinas e processos automatizados sejam geridos de forma direta e descomplicada.

Além de permitir uma visualização geral de todos os processos e oferecer maior inteligência de negócio para a tomada de decisões, utilizar um software de gestão pensado na automação do chão de fábrica da recapadora também permite reduzir custos e torna os processos mais ágeis e eficientes.

Gostou de entender melhor como é e como funciona a automação do chão de fábrica e os impactos positivos na recapadora de pneus? Aproveite para entender como é possível realizar a automatização do chão de fábrica de uma recapadora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *