Como fazer a gestão de estoque? Entenda a importância dela

atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente: 3 dicas para atender com excelência aos seus clientes
29 de setembro de 2020
Automação de processos
Automação de processos: entenda o que é e os seus benefícios!
13 de outubro de 2020
Exibir tudo
Como fazer a gestão de estoque

As recapadoras de pneus precisam lidar com a entrada e saída de alguns produtos, para uso da oficina ou que foram vendidos para clientes. Entretanto, monitorar e analisar esse fluxo pode não ser uma tarefa fácil.

Por isso, neste texto, falaremos sobre qual a importância e como fazer a gestão de estoque do seu negócio, para que você não perca essas informações e tenha um melhor controle sobre esse setor.

Qual a importância da gestão de estoque?

O estoque da sua recapadora de pneus precisa estar organizado, afinal, é importante que você saiba quais e quantos produtos você tem em estoque para vender aos seus clientes ou realizar o serviço de recapagem.

Além disso, a gestão de estoque ainda reduz os custos do seu empreendimento, já que você saberá exatamente a quantidade de produtos que deverá comprar para abastecer a sua oficina por um certo período.

Isso evita comprar em excesso, fazendo com que os itens fiquem parados no estoque, ao mesmo tempo que você não lidará com a falta de produtos na sua recapadora ou fazer compras emergenciais.

A gestão de estoque também pode auxiliar, por exemplo, a entender quais os tipos de pneus e outros equipamentos na sua recapadora que mais são adquiridos pelos clientes.

Como fazer a gestão de estoque?

Agora que você entendeu sobre a importância da gestão de estoque, está na hora de conhecer algumas dicas que mostram como é possível ter uma gestão de estoque eficiente no seu empreendimento.

Defina os processos

Um dos primeiros passos para se ter uma gestão de estoque eficiente é definir os passos que serão analisados. O que você busca analisar com esse processo? A entrada e saída dos produtos? Quanto tempo os itens ficam parados no estoque até serem vendidos ou usados? É importante ter essas informações em mente para montar a sua estrutura.

Além disso, também é importante criar um inventário dos produtos que você já tem no seu estoque. Com isso, você já terá uma base para trabalhar e distribuir as informações pelas métricas que quer analisar.

Crie padrões

Para manter a sua gestão de estoque organizada e auxiliar os seus funcionários a lidarem com esse processo, é importante criar padrões e segui-los à risca. Assim, não corre o risco de perder informações ou ter que refazer uma mesma tarefa várias vezes.

Com isso, você poderá, por exemplo, comparar o seu fluxo de estoque de um determinado período em épocas diferentes do ano, por exemplo, e entender se existem variações de vendas e usos dos produtos nesse período.

Invista em um software de gestão

Uma ótima maneira de poupar tempo e garantir a segurança dos seus dados é investindo em um software de gestão. Com ele, você poderá facilmente inserir os dados do estoque e ter relatórios completos com base nessas informações.

Além disso, você ainda poderá organizar outros setores, como financeiro e folha de pagamento dos seus funcionários. Além disso, já existem programas especializados para recapadoras de pneus.

A Solucap tem um software que pode ajudar a como fazer a gestão de estoque da sua recapadora de pneus. Além disso, ela foi criada especialmente para essa atividade, e por isso, conta com funções importantes para a organização do seu negócio.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *