Como fazer gestão financeira da recapadora de pneus? Veja aqui!

5 dicas para ter um diferencial competitivo na reformadora de pneus
19 de fevereiro de 2020
gestão de compras e estoque
O que é a gestão de compras e estoque e qual sua importância?
5 de março de 2020
Exibir tudo
como fazer gestão financeira

como fazer gestão financeira

Saber como fazer gestão financeira nas empresas é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento, bem como sua continuidade ao longo do tempo. Afinal, o setor financeiro é o coração da empresa e, se ele não vai bem, todo o resto é prejudicado.

Muitos empresários acreditam que esse tipo de processo significa simplesmente controlar entradas e saídas de recursos. Entretanto, isso é um grande erro, pois a gestão financeira envolve uma série de passos que vão muito além desses dois elementos.

Neste artigo, mostraremos a importância desse processo para uma recapadora de pneus e como você pode fazer para implementá-lo em sua empresa. Acompanhe!

Afinal, o que significa fazer a gestão financeira?

Resumidamente, gestão financeira é o conjunto de procedimentos administrativos e ações que estão relacionados com execução, planejamento, análise e controle de todas as atividades financeiras realizadas dentro de um negócio. Seu objetivo principal é controlar as finanças da empresa para evitar prejuízos e potencializar os lucros. 

A gestão financeira é executada com todo o tipo de recurso que entra e saí do estabelecimento, independentemente do volume e da quantidade — ou seja, mesmo contas pequenas, com valores mínimos, devem ser colocadas nesse tipo de controle.

Outra característica imprescindível é o fato de ela ser totalmente desvinculada das contas pessoais do empresário. É muito comum que proprietários de negócios misturem despesas de casa com as da empresa. Isso, além de ser ilegal, é prejudicial para a saúde financeira do negócio. Discorreremos um pouco mais sobre o assunto nos tópicos seguintes.

A importância de controlar as finanças da sua empresa é muito simples de ser entendida: um empreendimento que não está com suas contas em dia, além de ter dificuldades para crescer, também poderá encontrar problemas com fornecedores e perder toda a sua credibilidade no mercado, abrindo espaço para a concorrência tomar o seu lugar.

Como fazer a gestão financeira na sua empresa?

Agora que você sabe o que é a gestão financeira, bem como a sua importância, mostraremos como pode ser desenvolvida com alguns passos simples. Continue lendo!

Utilize as ferramentas corretas

Inicialmente, é preciso contar com as ferramentas corretas. Os procedimentos realizados no setor financeiro envolvem o registro de vários lançamentos de pagamentos e recebimentos efetuados pela empresa ao longo de um período.

Sendo assim, é fundamental que você possa fazer esses processos de forma automatizada, contando com ferramentas específicas para isso. Atualmente, a tecnologia possibilitou que diversos trâmites das empresas sejam realizados de forma automatizada — e isso trouxe mais agilidade e, principalmente, assertividade às ações realizadas no setor financeiro.

Não misture as contas

Citamos rapidamente este assunto no primeiro tópico deste artigo, mas é fundamental destacá-lo. É impossível fazer um bom controle e uma gestão confiável das finanças de um negócio quando justamente as suas próprias despesas estão contabilizados pagamentos que não têm relação alguma com sua atividade, tais como: energia elétrica residencial, escola dos filhos, compras para a casa do empresário, entre outras.

Se você faz isso, pare o quanto antes, pois essa atitude está prejudicando o seu negócio e, consequentemente, colocando a sua recauchutadora de pneus em risco de começar a ter que encarar prejuízos.

Atente-se ao fluxo de caixa

Mencionamos que a gestão financeira não é somente o controle de entrada e saída de recursos, porque existem mais elementos por de trás dessas ações. Entretanto, isso não significa que esse processo não precisa ser realizado. O controle do fluxo de caixa é primordial para que a gestão seja realizada com eficiência.

É por meio dele que o gestor saberá quanto de dinheiro de fato entrou e saiu da empresa, bem como poderá identificar os gastos que tiveram maior impacto sobre as suas receitas. Essa ferramenta é fundamental para descobrir custos desnecessários que estão drenando sua capacidade de geração de resultados.

Corte gastos desnecessários

Por falar em custos desnecessários, a boa gestão financeira depende da avaliação desses e de outros gastos para produzir os devidos efeitos. Cortar custos dentro de um empreendimento nem sempre é uma tarefa muito simples.

Afinal, esses gastos são os responsáveis pela perfeita manutenção de sua atividade — isso significa afirmar que, para que a sua empresa possa funcionar em plena capacidade e qualidade, é necessário constituir alguns gastos.

Entretanto, você precisa ter a sensibilidade de identificar o momento em que eles estão extrapolando os limites e precisam ser controlados ou até mesmo totalmente eliminados.

Organize os documentos

Outro passo fundamental para garantir uma boa gestão financeira é organizar todos os documentos da sua empresa, principalmente aqueles que geraram movimentação de recursos, tais como: boletos pagos, comprovantes, notas fiscais de entrada e de saída, etc.

Como um bom sistema pode ajudar neste processo?

Nesse cenário, depois de levantar tudo o que falamos nos tópicos anteriores, talvez você precise utilizar um bom sistema de gestão para a sua empresa, concorda? Entretanto, essa ferramenta tecnológica deve ser específica para o seu tipo de negócio. Isso significa que não adianta contratar qualquer software esperando que ele atendera perfeitamente todas as demandas da sua recapadora de pneus.

Os sistemas que são desenvolvidos exclusivamente para esse tipo de atividade contam com funcionalidades voltadas para ela e proporcionam um altíssimo nível de gerenciamento tanto das questões financeiras quanto de outros setores, como produção, estoque, contas a pagar e a receber, compras etc.

Utilizar uma ferramenta específica facilitará todo o processo de gestão do seu negócio, permitindo que, além de ter mais eficiência na execução dos processos de cada setor, você também possa ter a oportunidade de obter informações precisas e detalhadas sobre os mais variados pontos do seu negócio.

Por fim, podemos concluir que saber como fazer gestão financeira em uma recauchutadora de pneus é essencial para garantir o sucesso e a geração de lucros. Para tanto, é crucial que a tecnologia seja utilizada de forma adequada, com sistemas que possuem funcionalidades exclusivas para esse tipo de empresa.

Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de ferramenta para a sua empresa, convidamos a entrar em contato conosco. Assim, nossos especialistas poderão explicar exatamente como a nossa solução funciona e todos os benefícios que podem ser obtidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *