Quem não sabe para onde vai não chega a lugar nenhum. Esse dito popular nos lembra que, para crescer, é preciso saber quais são as nossas metas e o que vamos fazer para atingi-las. Os pequenos negócios, como as recapadoras de pneus, tendem a viver um dia após o outro, sem um caminho claro a seguir. Para mudar esse cenário, é preciso saber como fazer planejamento estratégico.
Planejamento estratégico é o processo de definir as metas da organização e os caminhos que terão de ser percorridos para alcançá-las, além de levantar os recursos que serão necessários para isso. O ideal é que ele seja feito antes mesmo que a empresa entre em operação, mas também pode ser realizado depois — até porque as questões mudam com o tempo.
Ele é muito importante para ajudar na gestão de uma reformadora de pneus e pode, inclusive, auxiliar você a rever determinadas práticas. Neste artigo, vamos mostrar de forma bastante simples como fazer planejamento estratégico. Acompanhe!
Qualquer um que queira ter um negócio precisa conhecer o terreno em que está pisando. Isso significa entender como é a demanda pelo seu serviço naquela localidade e conhecer a concorrência, como ela trabalha e os preços que pratica. Também é preciso observar se a conjuntura econômica é favorável ao seu negócio ou se vai representar mais um desafio.
Esse trabalho de mapeamento vai contribuir para o próximo passo, que é a elaboração das metas, e vai impedir que você crie objetivos impossíveis de serem alcançados. Um bom instrumento para isso é a análise SWOT, um acrônimo em inglês que significa:
Aqui, quanto mais específico você for, melhor. O ideal é que as metas possam ser quantificadas e tenham prazos definidos. Alguns exemplos:
Veja que a meta é o objetivo final, aonde você quer chegar e não o que fazer para chegar lá. Esse é um erro muito comum, mas que pode atrapalhar o seu planejamento estratégico.
Esse é outro ponto que também costuma causar confusão. A estratégia está ligada à forma como você pretende alcançar as suas metas, enquanto o plano tático são as medidas práticas que você vai adotar para isso.
Vamos imaginar que seu objetivo seja aumentar o market share em 20%. A estratégia pode ser abrir uma filial da sua empresa, e as ações são procurar um espaço para alugar, fazer a reforma, contratar e treinar profissionais, comprar os equipamentos, fazer o marketing do novo empreendimento etc.
Seu planejamento estratégico pode ser perfeito, mas é a equipe que vai fazer com que ele saia do papel e se torne realidade. Por isso, envolva-a na elaboração do plano desde o começo. Os colaboradores estão na linha de frente e conhecem melhor do que ninguém o que funciona e o que não funciona na empresa.
Esse é um dos motivos pelos quais é importante ouvi-los, afinal, eles têm contribuições relevantes a dar. O outro motivo é que criar uma cultura colaborativa é uma forma de aumentar o engajamento. Nunca se esqueça de que estamos lidando com pessoas, não máquinas.
A realidade insiste sempre em seguir seus próprios caminhos, e eles não são necessariamente os que estavam no nosso planejamento. Por isso, acompanhe os resultados de perto e ajuste o plano sempre que necessário.
É comum que os primeiros planejamentos fiquem mais distantes da realidade, mas, com o tempo, você vai ver que os seguintes vão ser bem mais factíveis. Isso vale até para a elaboração das metas.
Agora você já sabe como fazer planejamento estratégico e entende a importância dele para a sua recapadora de pneus. Lembre-se de que é fundamental preparar o seu negócio para momentos difíceis. Um bom planejamento vai ajudar você a conseguir atravessar períodos de crise.
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