Aprenda agora como fazer um planejamento estratégico na sua empresa!

como aumentar as vendas
4 dicas sobre como aumentar as vendas na recauchutadora de pneus!
2 de julho de 2020
atendimento por whatsapp
Saiba como fazer um atendimento por WhatsApp em sua recapadora!
14 de julho de 2020
Exibir tudo
como fazer planejamento estratégico

Quem não sabe para onde vai não chega a lugar nenhum. Esse dito popular nos lembra que, para crescer, é preciso saber quais são as nossas metas e o que vamos fazer para atingi-las. Os pequenos negócios, como as recapadoras de pneus, tendem a viver um dia após o outro, sem um caminho claro a seguir. Para mudar esse cenário, é preciso saber como fazer planejamento estratégico.

Planejamento estratégico é o processo de definir as metas da organização e os caminhos que terão de ser percorridos para alcançá-las, além de levantar os recursos que serão necessários para isso. O ideal é que ele seja feito antes mesmo que a empresa entre em operação, mas também pode ser realizado depois — até porque as questões mudam com o tempo.

Ele é muito importante para ajudar na gestão de uma reformadora de pneus e pode, inclusive, auxiliar você a rever determinadas práticas. Neste artigo, vamos mostrar de forma bastante simples como fazer planejamento estratégico. Acompanhe!

Faça uma análise do ambiente

Qualquer um que queira ter um negócio precisa conhecer o terreno em que está pisando. Isso significa entender como é a demanda pelo seu serviço naquela localidade e conhecer a concorrência, como ela trabalha e os preços que pratica. Também é preciso observar se a conjuntura econômica é favorável ao seu negócio ou se vai representar mais um desafio.

Esse trabalho de mapeamento vai contribuir para o próximo passo, que é a elaboração das metas, e vai impedir que você crie objetivos impossíveis de serem alcançados. Um bom instrumento para isso é a análise SWOT, um acrônimo em inglês que significa:

  • S de Strenghts (forças);
  • W de Weaknesses (fraquezas);
  • O de Opportunities (oportunidades);
  • T de Threats (ameaças).

Elabore suas metas

Aqui, quanto mais específico você for, melhor. O ideal é que as metas possam ser quantificadas e tenham prazos definidos. Alguns exemplos:

  • aumentar o market share em 20% em um ano;
  • alcançar a liderança na área de atuação em cinco anos;
  • aumentar o faturamento em 50% nos próximos três anos.

Veja que a meta é o objetivo final, aonde você quer chegar e não o que fazer para chegar lá. Esse é um erro muito comum, mas que pode atrapalhar o seu planejamento estratégico.

Planeje a estratégia e as ações

Esse é outro ponto que também costuma causar confusão. A estratégia está ligada à forma como você pretende alcançar as suas metas, enquanto o plano tático são as medidas práticas que você vai adotar para isso.

Vamos imaginar que seu objetivo seja aumentar o market share em 20%. A estratégia pode ser abrir uma filial da sua empresa, e as ações são procurar um espaço para alugar, fazer a reforma, contratar e treinar profissionais, comprar os equipamentos, fazer o marketing do novo empreendimento etc.

Trabalhe a comunicação interna

Seu planejamento estratégico pode ser perfeito, mas é a equipe que vai fazer com que ele saia do papel e se torne realidade. Por isso, envolva-a na elaboração do plano desde o começo. Os colaboradores estão na linha de frente e conhecem melhor do que ninguém o que funciona e o que não funciona na empresa.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante ouvi-los, afinal, eles têm contribuições relevantes a dar. O outro motivo é que criar uma cultura colaborativa é uma forma de aumentar o engajamento. Nunca se esqueça de que estamos lidando com pessoas, não máquinas.

Monitore, controle e ajuste

A realidade insiste sempre em seguir seus próprios caminhos, e eles não são necessariamente os que estavam no nosso planejamento. Por isso, acompanhe os resultados de perto e ajuste o plano sempre que necessário.

É comum que os primeiros planejamentos fiquem mais distantes da realidade, mas, com o tempo, você vai ver que os seguintes vão ser bem mais factíveis. Isso vale até para a elaboração das metas.

Agora você já sabe como fazer planejamento estratégico e entende a importância dele para a sua recapadora de pneus. Lembre-se de que é fundamental preparar o seu negócio para momentos difíceis. Um bom planejamento vai ajudar você a conseguir atravessar períodos de crise.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para seguir a nossa página no Facebook e acompanhar de perto tudo o que preparamos para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *