Como fidelizar os clientes de uma recapadora de pneus?

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como fidelizar clientes

como fidelizar clientes

Saber como fidelizar clientes é fundamental para garantir que uma recapadora ou reformadora se mantenha firme e forte no mercado, além de trazer uma maior segurança financeira à empresa. No entanto, como será que isso pode ser feito da melhor maneira possível?

Com algumas dicas bem simples é possível aprender como fidelizar clientes e manter a empresa a todo vapor. Vamos conhecê-las?

Mantenha a excelência no atendimento ao cliente

Apesar de ser um conceito bem antigo, a frase “cliente satisfeito sempre volta” continua sendo uma verdade. Ponha-se no lugar de seu cliente: você retornaria a um local em que foi mal atendido? Provavelmente não. Por isso, atingir e manter a excelência no atendimento é fundamental.

Ainda que os serviços sejam mais caros que o de outras recapadoras, quem é bem atendido volta porque sabe que terá o seu problema resolvido no menor tempo possível e com a máxima qualidade. Tenha um espaço para conversar, tomar aquele cafezinho e invista em treinamentos e capacitação.

Aliás, uma equipe qualificada e que segue às normas do INMETRO para reformadoras é uma excelente maneira de fidelizar clientes. Isso também é ótimo para a captação de novos negócios e aumentar o faturamento da empresa. Por isso, encare a capacitação como um investimento para atender melhor e não como uma despesa.

Foque no público certo

É provável que a empresa já prese pela excelência no atendimento ao cliente, mas, ainda assim, nem sempre eles voltam. Será que você está focando no público-alvo correto? Isso é fundamental para definir quais serão as estratégias de marketing da empresa, investimentos, para identificar quais são as maiores dificuldades de quem procura seus serviços e muito mais.

Vamos dar um exemplo prático. Você investiu pesado em uma campanha de marketing ou em um novo equipamento, mas, após algum tempo, percebeu que seus clientes não se identificavam com isso ou não precisavam do serviço extra que passou a ser prestado. Será que valeu a pena?

Na verdade, houve gasto desnecessário de tempo e dinheiro. Por isso, é fundamental conhecer bem o seu cliente, suas reais necessidades e problemas. Somente dessa forma é possível oferecer o serviço certo e decidir que estratégias utilizar. Converse com as pessoas e veja se você está alocando seus esforços no público correto.

Seja diferente da concorrência

Porém, uma coisa é certa: ser igual à concorrência não é o suficiente para fidelizar os clientes. Assim que você identificar o público-alvo correto e o que essas pessoas esperam dos serviços da empresa, é fundamental inovar e trazer soluções práticas e rápidas para os problemas.

Investir na automação de processos, por exemplo, é uma excelente maneira de ser diferente e agregar valor aos serviços. Recapadoras e reformadoras mais modernas conseguem trazer serviços com muita qualidade e, principalmente, agilidade. É verdade que o custo tende a ser um pouco mais alto, mas, será que isso importa para o seu público-alvo?

No setor de transportes, por exemplo, qualquer período em que o veículo fica parado representa uma grande perda de dinheiro e, se você conseguir oferecer soluções mais rápidas e com mais qualidade, ainda que por um preço maior, é muito provável que as empresas queiram os seus serviços e se mantenham fiéis, afinal, eles sabem que tudo sempre será feito de forma ágil.

Avalie constantemente a satisfação dos clientes

Avaliar os indicadores de desempenho para recapadoras e reformadoras é fundamental para manter o negócio nos eixos, mas é preciso ter atenção a outro detalhe. Como fidelizar clientes se você não sabe se eles estão satisfeitos com os serviços prestados?

Ouvir o que o cliente tem a dizer e estar aberto a sugestões é uma característica essencial para qualquer gestor. É dessa maneira que possíveis falhas nos processos e no atendimento são identificadas e corrigidas. Utilize tudo o que estiver ao seu dispor, como as redes sociais. Aliás, esse é nosso próximo tópico.

Use as redes sociais para engajar os clientes

As redes sociais são uma excelente ferramenta para fidelizar clientes, principalmente quando a empresa preza por uma cultura colaborativa e inclui os usuários de seus serviços nisso. Use o Instagram, o Facebook e outros meios para mostrar as pessoas que elas são importantes para o negócio.

Quando o cliente sente que faz parte da equipe, a fidelização é quase que uma regra. Além disso, é bem provável que ele aconselhe os serviços da empresa a outras pessoas, o que traz mais trabalho e, por consequência, maior crescimento. Como engajar os clientes usando as redes sociais?

Quando for investir em algo ou lançar uma promoção, por exemplo, espalhe isso nas redes sociais e pergunte a opinião de seus clientes. Dê algumas opções e veja o que eles acham que deve ser feito. Quando essa pessoa voltar a recapadora e perceber que a opinião dela foi útil, tenha a certeza de que ela estará se sentindo parte da família.

Ofereça promoções exclusivas

Aliás, promoções são ótimas para fidelizar os clientes mais antigos. Sempre estimule essas pessoas a usarem seus serviços oferecendo descontos ou vantagens para quem o procura frequentemente. Pode ser algo simples como um desconto ou algum tipo de serviço grátis.

O importante é que o seu cliente saiba que, mantendo-se fiel à empresa ele ganhará uma série de vantagens. Um cartão fidelidade, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta para tal e, o custo de implantação é relativamente baixo. Além disso, é mais fácil manter o controle de tudo o que está ocorrendo, facilitando o pós-venda.

Invista no pós-venda

Pós-venda. Esse é um termo muito importante e fundamental na busca de como fidelizar clientes. É preciso manter o contato com quem usa os seus serviços e se mostrar atento ao que eles estão precisando. As pessoas se sentem confortáveis quando sabem que podem contar com um bom suporte e estão sendo ouvidas.

Ter um bom sistema de gestão específico para recapadoras e reformadoras é uma boa maneira de fazer isso de forma rápida e sem complicação. O Sistema de Gestão Solucap, por exemplo, traz muitas ferramentas que podem auxiliar você nesse trabalho, além de ter vários recursos que vão impactar positivamente no negócio.

Viu como fidelizar clientes é possível? O melhor é que muitas das dicas que mostramos dependem apenas de você. Ponha em prática quanto antes tudo o que aprendeu e veja os resultados falarem por si só. Esse pode ser o “empurrão” que a empresa precisava para crescer ainda mais!

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