Saiba como reduzir custos na recauchutadora de pneus!

atendimento por whatsapp
Saiba como fazer um atendimento por WhatsApp em sua recapadora!
14 de julho de 2020
tipos de pneus
Tipos de pneus: confira com quais sua recapadora deve trabalhar!
28 de julho de 2020
Exibir tudo
como reduzir custos

Buscar informações sobre como reduzir custos em recauchutadoras de pneus é o primeiro passo para um negócio mais rentável. Afinal, a partir do mapeamento das despesas, entendemos o que pode ou não ser diminuído, melhorando os indicadores financeiros, como despesa e lucratividade. 

Nesse sentido, o trabalho pode exigir diferentes níveis de comprometimento. Em algumas empresas, bastará aplicar a tecnologia aos processos. Em outras tantas, as mudanças exigirão um pouco mais de esforço devido à organização ainda não ter alcançado um nível elevado de maturidade nos processos.

Qualquer que seja o seu estágio, separamos práticas essenciais para promover melhorias e otimizar a saúde financeira da sua recauchutadora. Continue a leitura e comece a reduzir despesas imediatamente!

Mantenha uma boa relação com fornecedores para fechamento de planos 

Os custos com fornecedores geralmente são variáveis, crescendo de acordo com a demanda da recauchutadora. Por isso, ao conseguir acordos mais interessantes, a economia apresenta um efeito multiplicador, como minimizar um percentual de despesas em cada uma das entregas.

A relação com os fornecedores deve migrar para um modelo mais colaborativo. Faça o levantamento de quem são os fornecedores, compare o custo-benefício das propostas e, principalmente, priorize os vendedores que, ao fechar um plano de longo prazo, sejam capazes de oferecer descontos e vantagens para a organização. 

Tenha uma gestão de estoque bem estruturada 

Uma segunda prática é trabalhar no limite da rotatividade de estoque. A capacidade de fazer os insumos girarem minimiza perdas de valor, como deterioração, ociosidade e desperdícios. Ademais, usando estritamente o necessário, compramos menos e melhoramos o fluxo de caixa, bem como os custos bancários com empréstimos e antecipação de recebíveis. 

Aqui, a palavra-chave sobre como reduzir custos de recauchutadoras é informação. Enquanto gestores, precisamos contar com um controle de tudo o que está armazenado. E mais, dependemos de indicadores sólidos sobre a capacidade de produção e demanda da organização, deixando de embasar as compras em achismo ou intuição. 

Invista na automatização de processos 

Também é fundamental substituir o máximo possível os processos manuais por automatização, em todas as áreas: chão da fábrica, faturamento, estoque, recapagem, fatura e entrega, controle financeiro e contábil etc. Isso porque, além do impacto nas receitas por melhorar o serviço, a redução da necessidade de pessoal, a melhoria da produtividade e a digitalização de documentos geram economias relevantes. 

Além disso, ao minimizar a burocracia na gestão, conseguimos priorizar o core business (atividade principal). Adotar padrões de qualidade nos processos, oferecer treinamentos para os colaboradores, definir metas para as equipes, usar técnicas e tecnologias para minimizar o consumo de recursos, tudo isso pode ser trabalhado quando os administradores têm tempo para focar no negócio. 

Promova o uso consciente de recursos 

As características da recauchutadora permitem bons ganhos de desempenho com ações de marketing interno e treinamentos no sentido de promover um uso consciente dos recursos. Matéria-prima, água, energia elétrica, copos descartáveis, papel, há uma série de economias que podem ser geradas se os profissionais forem devidamente orientados, reforçando-se as instruções sobre a importância de otimizar os recursos periodicamente. 

Adote um software de gestão aderente às suas necessidades 

Um último ponto é escolher um software de gestão para recauchutadoras e racapadoras de pneus. A partir dele, conseguimos informações e automatizações em todos os processos do empreendimento, o que possibilita tomar decisões eficientes sobre como reduzir custos. 

A tecnologia deve ser especificamente desenhada para esse tipo de empresa. Tudo aquilo que uma recauchutadora faz deve encontrar uma correspondência na ferramenta. Não basta, por exemplo, automatizar o financeiro ou contábil, deixando o chão da fábrica e o estoque — que geram boa parte dos custos— de fora. 

Sendo assim, ao somar a tecnologia com boas práticas de gestão, temos todas as condições para melhorar o desempenho financeiro. Afinal, os responsáveis contarão com informações e processos eficientes para tomar decisões e ganhar performance em indicadores-chave, como reduzir custos nas recauchutadoras e otimizar o fluxo de caixa. 

Se este conteúdo foi útil, siga nossa página no Facebook para não perder nenhuma publicação e receber mais dicas relevantes de gestão para recauchutadoras de pneus! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *