3 dicas eficientes de como usar o WhatsApp para vender mais

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8 de dezembro de 2020
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como usar o whatsapp para vender mais

Quer aumentar as vendas de sua empresa, mas não sabe como começar? Que tal utilizar uma ferramenta gratuita e que está nos bolsos de seus clientes? Essa ferramenta existe, é o WhatsApp, o mais popular app de mensagens utilizado no Brasil e que oferece uma versão feita sob medida para os empreendedores: o WhatsApp Business.

Com uma boa estratégia, essa ferramenta dará uma oportunidade de ouro para que você se aproxime de seus clientes, trabalhe a fidelização, o engajamento, aumente as suas vendas e o faturamento. 

Quer saber como utilizar o WhatsApp para vender mais? Neste post temos 3 dicas valiosas para você. Confira!

1. Utilize listas de transmissão

Quando uma empresa cria um canal de comunicação, ela quer, com uma mensagem, atingir todo o seu público de uma só vez, não é mesmo? Só que, ao utilizar o WhatsApp, muitos gestores acabam tomando a decisão errada, que é a criação de um grupo com todos os seus clientes.

Isso é interessante para a empresa, não para os clientes. As pessoas só estão dispostas a se engajar em grupos que tocam em temas do interesse delas. Se você adiciona uma pessoa a um grupo sem que ela queira, ou ela vai sair ou vai silenciá-lo. No fim das contas, você terá um grupo cheio de contatos, mas com pouco alcance — além de ganhar a antipatia dos participantes.

A melhor solução nesse caso é a criação de uma lista de transmissão com o contato de seus clientes. Com uma lista de transmissão, você poderá segmentar os consumidores e, com apenas um envio, alcançar todos os integrantes. Assim, a mensagem chega individualmente a cada cliente, aumentando as possibilidades de leitura e criando um canal direto com eles.

2. Crie um cronograma de mensagens

No tópico acima falamos sobre as listas de transmissão, que permitem que o empreendedor envie uma única mensagem para vários clientes ao mesmo tempo. Acontece, que cada potencial cliente pode estar em um estágio diferente.

Uns podem estar próximos à aquisição do produto e outros apenas descobrindo que têm um problema. Alguns já conhecem a sua empresa e são clientes recorrentes, e outros são novos consumidores que conheceram a sua empresa por indicação.

Ao segmentar as suas listas, você tem a possibilidade de enviar as mensagens certas, para as pessoas certas, no momento em que elas precisam, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

3. Peça autorização aos seus clientes

O WhatsApp é um aplicativo de uso pessoal, que dá acesso ao número do telefone do cliente. Uma empresa que envia uma mensagem do nada para uma pessoa, sem que ela tenha dado autorização, além de ter pouquíssima chance de vender algo, ganha a antipatia desse consumidor, que vai evitar a empresa e comentar com os amigos sobre a má experiência. 

Utilize estratégias para que o cliente informe o seu número de maneira voluntária, seja por meio de uma landing page, com campanhas nas redes sociais, com entrega espontânea no ponto de venda, entre outros. Estimule ele a inserir o número de sua empresa entre os seus contatos, para que a aceitação seja maior.

Neste post, trouxemos algumas dicas sobre como usar o WhatsApp para vender mais. Mas a ferramenta também pode ser utilizada no atendimento ao cliente, para que ele tire suas dúvidas, mande sugestões e reclamações. Para não perder esse engajamento, é importante que a empresa esteja disponível para respondê-lo o mais rápido possível.

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