6 dicas para um fluxo de caixa para recapadoras impecável!

Como escolher o melhor software de gestão para recapadora de pneus?
21 de novembro de 2019
captação de novos clientes
Captação de novos clientes: como um software pode ajudar?
17 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Um fluxo de caixa para recapadoras auxiliará seu negócio a controlar as entradas e as saídas de dinheiro, além de permitir analisar o impacto dos outros setores no seu faturamento financeiro.

Neste texto, você conhecerá 6 dicas importantes para criar um fluxo de caixa que seja completo, ágil e de acordo com as necessidades da sua recapadora de pneus. Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Registre todas as movimentações no seu fluxo de caixa para recapadoras

Independentemente do valor ou da finalidade, sempre anote todas as movimentações monetárias que fizer dentro da sua reformadora de pneus. Esse dinheiro pode ser importante no futuro, e você precisará saber quando e por que ele foi retirado/ganho.

Além disso, essa também é uma forma de auxiliar nas declarações fiscais, já que você terá previamente anotadas todas as suas movimentações, além das respostas para as dúvidas que surgirem acerca desse dinheiro.

2. Controle as finanças da sua empresa

Para que um negócio tenha sucesso, é preciso focar tanto em faturamento quanto em suas finanças. Sem isso, sua recapadora não terá lucro, ganhando o suficiente apenas para pagar contas e despesas.

Veja quais itens e serviços desnecessários estão tomando dinheiro da sua empresa e comece a cortá-los, além de investir em formas de fazer com que outros gastos sejam reduzidos. Assim, você terá mais dinheiro para reinvestir no seu negócio.

3. Categorize as movimentações

Para que seu fluxo de caixa para recapadoras seja mais organizado, procure dividir as movimentações por categorias. Além de separar por “gastos e custos”, traga mais informações, como o setor em que ele foi utilizado, o valor, a data e até mesmo o motivo que o levou a fazer uma movimentação.

Com isso, você terá um controle bem mais completo do seu dinheiro e poderá planejar melhor suas movimentações futuras, além de poder analisar em que está sendo gasto mais dinheiro e se todo esse montante é realmente necessário.

4. Conte com elementos visuais

Para que seu fluxo de caixa seja mais dinâmico, comece a investir em gráficos, tabelas e outros elementos visuais. Com eles, você poderá ter uma visão mais ampla e rápida dos seus gastos, além de conseguir fazer comparações com outros períodos.

Você poderá fazer esses elementos visuais tanto em programas como Excel ou Word ou investir em um software de gestão que ofereça essa personalização do documento.

5. Confira o fluxo de caixa diariamente

Procure anotar diariamente as movimentações financeiras que realizar em sua reformadora de pneus. Por mais que aparente ser um trabalho “chato”, ele lhe trará mais agilidade para preparar o fluxo de caixa mensal, na medida em que todas as informações já estarão prontas.

Reserve sempre o final do dia para conferir e fazer os ajustes necessários. Com isso, você evitará surpresas relacionadas às entradas e saídas de dinheiros e ainda deixará a área financeira do seu negócio bem mais organizada.

6. Invista em um software de gestão

Uma ótima maneira de ter um fluxo de caixa constantemente atualizado e completo é investindo em um software de gestão. Utilizando a plataforma da Solucap, por exemplo, você terá integração com seu banco, auxílio na emissão de boletos e notas fiscais e possibilidade de realizar análises de fluxo de caixa completas.

Você ainda poderá verificar o impacto que a folha de pagamento e outros setores causam na área financeira da sua reformadora de pneus, o que o auxiliará na tomada de decisões.

Agora que você está por dentro das nossas 6 dicas para criar um fluxo de caixa para recapadoras completo e de forma ágil, poderá otimizar essa e outras atividades da sua empresa por meio de um software de gestão especializado na sua profissão.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções que a Solucap tem para oferecer!