Confira os 4 principais indicadores para recapadoras e reformadoras

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Para que um negócio prospere, o gestor precisa fazer análises constantes do desempenho da empresa, a fim de encontrar erros e acertos nos diferentes setores que a compõem. Isso o ajudará a ter mais agilidade na tomada de decisões e a fazer um bom planejamento de soluções, o que permitirá ao negócio continuar competitivo.

Neste texto, você entenderá a diferença entre indicadores e KPIs, além de conhecer 4 indicadores para recapadoras e reformadoras que, quando implementados na sua estratégia, lhe darão uma visão mais técnica do seu negócio, servindo de base na tomada de decisões para melhorar a produtividade e atrair mais clientes.

Qual a diferença entre indicadores e KPIs?

Os indicadores são um tipo de medida sem uma perspectiva futura, ou seja, são apenas amostras de dados atuais sobre a empresa ou um setor específico. É com base nessas informações que as organizações tomam decisões de imediato, que podem ou não ter consequências posteriores.

Já os KPIs são formados por duas ou mais métricas, além de ser necessária a aplicação de fórmulas específicas para se chegar ao dado procurado. Eles não são valores brutos, mas uma análise um pouco mais complexa de informações.

Quais os principais indicadores para recapadoras e reformadoras?

Ao começar a utilizar indicadores para recapadoras e reformadoras, você poderá ter uma melhor análise do desempenho do seu negócio, tomando decisões mais certeiras para mudar uma situação ruim. Confira a seguir alguns dos indicadores para esse seguimento:

1. Pneus produzidos por mês

Quantos produtos a sua empresa consegue produzir mensalmente? Saber esse dado permite medir se a produção está em um nível adequado ou se estão sendo produzidos poucos pneus em relação à demanda.

2. Total mensal de pneus recusados

Quantos pneus em sua fábrica são produzidos com algum tipo de defeito? Um número alto de pneus recusados significa prejuízo para o seu negócio, mas uma forma de solucionar esse problema é verificar se existe alguma máquina com defeito ou reutilizar os pneus para a fabricação de novos produtos.

3. Clientes novos por vendedor

Seus vendedores estão trazendo quantos clientes por mês? Você poderá premiar aqueles que estão com uma boa porcentagem de conversões, bem como analisar a qualidade do produto ou o método de venda em caso de uma porcentagem muito baixa.

4. Vendas por região

Caso perceba que seus pneus estão sendo comercializados em uma certa região, é uma boa hora para começar a investir nessa localização para efetivar ainda mais vendas. Entretanto, ao averiguar que existem locais que estão resultando em pouca ou nenhuma venda, isso significa que o seu público não está lá.

E então, está preparado para começar a monitorar a sua empresa com os indicadores para recapadoras e reformadoras e descobrir em quais pontos é preciso melhorar para realizar ainda mais vendas? Procure sempre analisar os indicadores periodicamente, a fim de averiguar se as mudanças realizadas por você estão surtindo o efeito esperado ou se elas precisam ser repensadas.

Uma ótima forma de analisar indicadores e trazer mais agilidade para a sua recapadora ou reformadora é por meio de um software especializado para o seu negócio. Saiba mais lendo o artigo em que abordamos 3 motivos para contratar um sistema especializado para recapagem de pneus.