Afinal, como aumentar o lucro na recapagem?

Como fazer a automação do chão de fábrica em uma recapadora?
11 de outubro de 2019
Como escolher o melhor regime tributário para recapadora de pneus?
25 de outubro de 2019
Exibir tudo

Todo empreendimento visa obter lucros e isso também é verdade no setor de recapagem de pneus. No entanto, para que sua empresa alcance os resultados esperados, é importante entender alguns conceitos a fim de aumentar o lucro na recapagem.

Além disso, existem também algumas boas práticas que podem ser adotadas para diminuir gastos e tornar o negócio mais eficiente e financeiramente mais saudável. Conhecer e calcular a margem de contribuição, por exemplo, pode ajudar na tomada de decisão.

Explicaremos agora o que é e como calcular a margem de contribuição e daremos algumas dicas para aumentar o lucro na recapagem. Confira abaixo e ótima leitura!

Como calcular a margem de contribuição?

Quando falamos da gestão inteligente de uma recapadora de pneus, realizar a análise correta dos custos e das receitas é um passo importante para que o negócio dê lucro. Afinal, caso você esteja praticando preços que não cubram seus custos operacionais ou oferecendo serviços que não estejam trazendo a rentabilidade esperada, seus lucros serão prejudicados.

Um dos processos mais importantes para essa análise é o cálculo da margem de contribuição. Se você deseja aumentar o lucro na recapagem, essencial entender esse fator, já que ele permite obter informações importantes do negócio.

Saiba o que é margem de contribuição

A margem de contribuição é um indicador econômico e financeiro, responsável por indicar qual é a contribuição de determinado serviço na receita de sua empresa. Isso significa que, na recapadora, ao calcular a margem de contribuição, é possível identificar quanto determinado serviço contribui para o pagamento de despesas fixas e também para a geração de lucro do negócio.

Conheça a importância da margem de contribuição no aumento do lucro na recapagem

Existem diversos motivos pelos quais a margem de contribuição é importante para sua empresa, especialmente para quem busca aumentar os lucros do negócio. É o que destacaremos a seguir.

Comprovação da rentabilidade dos serviços

Com o cálculo da margem de contribuição, é possível identificar se determinado serviço é rentável ou não para o negócio. Além de permitir que você tenha certeza de sua lucratividade, o cálculo também permitirá que você busque soluções específicas para aumentar os resultados financeiros para serviços com margem de contribuição abaixo do esperado.

Aumento ou diminuição do preço de um determinado serviço

Outro benefício proporcionado pelo cálculo da margem de contribuição é a possibilidade de tomar decisões relacionadas com o aumento ou a diminuição de serviços específicos, levando em conta seu impacto nas despesas fixas da empresa e em sua lucratividade.

Precificação

Caso você esteja se preparando para fazer um lançamento, modificando os preços cobrados em serviços já disponíveis ou mesmo considerando uma nova oferta para o seu mercado, saber qual é a margem de contribuição também é importante para precificar de forma correta, visando a gerar resultados financeiros positivos para o negócio.

Aprenda a calcular a margem de contribuição

O cálculo da margem de contribuição não é uma tarefa complicada. Para realizá-lo, é necessário identificar quais são as despesas fixas, as despesas variáveis e o valor de receita bruta de venda de determinado serviço de sua recapadora.

Vale lembrar que as despesas fixas são aquelas que não mudam de acordo com a quantidade de serviços prestados, como o aluguel do imóvel comercial. Já as despesas variáveis são aquelas que mudam de acordo com a quantidade dos serviços realizados, como matéria-prima, comissão de vendas, energia elétrica, entre outras.

Para calcular a margem de contribuição, você identificará qual é a receita bruta da venda que deseja calcular e subtrairá o valor total das despesas variáveis relacionadas com ele. O resultado desse cálculo é a margem de contribuição: o valor disponível para o pagamento das despesas fixas e o lucro.

Você poderá identificar o lucro de determinado serviço ao subtrair as despesas fixas da margem de contribuição, obtendo o valor que sua empresa lucrou com a venda.

Como aumentar o lucro na recapagem?

Agora que você entendeu o que é a margem de contribuição e como se faz esse cálculo, listamos abaixo algumas dicas que ajudarão a sua empresa de recapagem a aumentar os lucros.

Aproveite feiras e eventos do setor

Para que sua empresa se destaque no mercado e ganhe visibilidade, é importante que ela seja vista e conhecida por seus clientes em potencial. Isso faz com que participar de feiras e eventos do seu setor de atuação seja uma estratégia inteligente, permitindo aumentar o número de vendas e também garantir que o público-alvo compreenda melhor os benefícios oferecidos pelos seus serviços.

Mantenha controle eficiente dos gastos

Para que sua empresa tenha lucro, é importante também controlar os gastos de forma eficiente e inteligente. Para isso, é fundamental ficar atento às despesas fixas e variáveis, analisando quais são os processos responsáveis pelos custos de determinado ou serviço e identificando o que pode ser feito para reduzi-los sem impactar a qualidade e as vendas.

Busque automatizar e evoluir processos

Como é possível perceber, existem diversos elementos que devem ser considerados para aumentar o lucro na recapagem. É fundamental analisar a margem de contribuição e os principais custos dos processos, além de buscar automatizá-los com eficiência e ter um controle metódico dos gastos.

Além disso, para garantir que a gestão do negócio seja executada de forma inteligente e facilitada, diminuindo custos e aumentando o lucro na recapagem, é importante também investir em um software específico para a área de recapagem.

Por oferecer processos e ferramentas desenvolvidos levando em consideração as particularidades e os desafios desse tipo de negócio, um software voltado à gestão de recapadoras de pneus permite acompanhar as vendas, tomar decisões estratégicas e ter maior controle sobre a empresa como um todo.

O que você achou de entender melhor como aumentar o lucro na recapagem e também os principais pontos que permitem chegar a esse resultado? Se você gostou, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude sua rede de contatos com essas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *