Quais as principais normas do INMETRO para reformadoras?

Automação de processos: por que e como implementá-la?
8 de novembro de 2019
Como escolher o melhor software de gestão para recapadora de pneus?
21 de novembro de 2019
Exibir tudo

A sua reformadora de pneus está em conformidade com as normas do INMETRO? O certificado emitido pelo órgão é um importante índice e avaliador dos serviços prestados por diferentes tipos de empresas, incluindo as reformadoras.

Isso garante que elas estão entregando produtos seguros e de qualidade, e que a instituição está cumprindo todas as recomendações de segurança e mantendo a documentação em dia.

Neste artigo, você entenderá se a certificação é obrigatória e quais são os requisitos para consegui-la, além de conhecer algumas normas do INMETRO para reformadoras.

Será que a certificação do INMETRO é obrigatória?

Para atuar na legalidade, as empresas reformadoras precisam atuar de acordo com a Portaria nº 444 do órgão. Ou seja, o ramo conta com critérios específicos para a certificação, sendo necessário ter alguns documentos que atestem que o local é seguro para se trabalhar e que cumpre todas as normas previstas pelo INMETRO para reformadoras.

Sem essa certificação, o reformador correrá o risco de pagar multas e, em casos mais extremos, poderá até ter seu negócio fechado. Por isso, fique atento e certifique-se de que todas as regras estejam sendo cumpridas.

Quais são os requisitos para consegui-la?

Para conseguir a certificação do INMETRO, é necessário atestar o enquadramento nas leis municipais e estaduais referentes a este ramo de atividade, o que inclui a aprovação da planta e o alvará do corpo de bombeiros e o de funcionamento da empresa.

Também é preciso apresentar como é feito o teste de qualidade nos pneus, visto que a validação por parte do órgão requer a necessidade se observar algumas regras, o que garante maior segurança para os clientes. Inclusive, isso contribui muito para a popularidade da reformadora de pneus.

Quais são as principais normas do INMETRO para as reformadoras?

Agora você conhecerá algumas das normas que o INMETRO estabelece para oferecer a certificação e permitir que você atue na área de reformas de maneira legal. Isso também proporciona maior segurança aos clientes, que saberão que estão contando com profissionais sérios e de qualidade.

Deve ser apresentada toda a documentação probatória de avaliação das dependências da empresa e os registros em órgãos governamentais, bem como o controle do processo de reforma dos pneus e dos equipamentos para a medição. Após a verificação de toda a papelada, o selo de certificação do INMETRO já poderá ser usado normalmente.

Note algumas das regras estabelecidas pelo INMETRO:

  • os pneus reformados precisam ter uma identifcação visual mostrando que estão em conformidade com os critérios da Declaração de Conformidade do Fornecedor ;
  • é tolerada a diminuição do íncide de velocidade para os processos de recapagem, remoldagem e recauchutagem, de acordo com a Tabela “Símbolo de Velocidade” do Manual de Normas Técnicas da ALAPA. Além disso, a reformadora ficará responsável por esse novo índice;
  • caso no processo de recapagem não tenham sido feitas alterações nas designações originais do pneu, elas podem ser mantidas. Caso exista diminuição, é preciso raspá-las e remarcá-las;
  • no processo de recapagem do pneu, é necessária a raspagem do Selo de Identificação da Conformidade do SBAC feito pelo frabicante;
  • todos os pneus comercializados ou distribuídos em território nacional devem ter um alto nível de segurança e respeitar o Regulamento do INMETRO e de entidades correlatas;
  • somente com o Registro de Objeto é possível utilizar legalmente o Selo de Identificação de Conformidade.

Conhecendo mais sobre a certificação do INMETRO para reformadoras, como sua obrigatoriedade, os requisitos para consegui-la e as normas envolvidas, você poderá investir no Selo de Identificação e oferecer mais segurança e profissionalismo aos clientes.

Gostou do artigo? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro dos conteúdos que a gente publica por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *