O que é a gestão de compras e estoque e qual sua importância?

como fazer gestão financeira
Como fazer gestão financeira da recapadora de pneus? Veja aqui!
27 de fevereiro de 2020
importância do atendimento ao cliente
Veja a importância do atendimento ao cliente em reformadoras de pneus
5 de março de 2020
Exibir tudo
gestão de compras e estoque

gestão de compras e estoque

Como você tem lidado com as compras e estocagem dos materiais da sua recapadora? É importante prestar atenção nesse setor, já que a sua ineficiência poderá causar alguns problemas no seu trabalho.

Neste texto, você entenderá o que a gestão de compras e estoque, qual a importância desses setores para a sua empresa e como utilizar um sistema de gestão eficiente poderá potencializar ainda mais a produtividade da sua empresa.

O que é gestão de compras e estoque?

A gestão de compras e estoque é o que se refere ao processo de compra e armazenamento dos produtos que serão utilizados para a fabricação dos itens a serem comercializados pela empresa ou da própria mercadoria em si que será revendida.

Empresas grandes, que lidam com uma grande diversidade de mercadoria também precisam se preocupar em como guardar esses produtos enquanto eles não são vendidos ou não podem ser colocados na loja.

Geralmente, o profissional responsável por cuidar desse setor é o Gerente de Operações. Seu papel é fazer toda a administração do processo de produção das mercadorias que serão comercializadas.

Ele também precisa garantir que toda a equipe auxilia no processo de logística e estoque, fazendo a armazenagem correta e ajudando na redução de custos relacionados ao uso de produtos de usabilidade interna na empresa.

É importante ter em mente que a gestão de compras e estoque não lida apenas com a compra de materiais destinados ao consumidor final, mas também organiza os itens que serão utilizados internamente pela equipe, como produtos de segurança e saúde, alimentação, entre outros.

Qual a sua importância?

Empresas que lidam com processos de produção ou montagem, bem como de demais setores, precisam ter um estoque bem organizado e documentado, caso o contrário, a linha de produção será afetada, bem como poderão existir excesso ou falta de diversos itens.

Uma gestão de estoques também influencia positivamente na redução de custos da empresa. Com uma boa organização, é possível saber quanto necessariamente é preciso comprar de certos materiais para que a produção mensal seja feita.

Com isso, é possível gastar apenas o necessário, evitando o excesso ou falta de mercadorias que poderiam resultar em prejuízo para a empresa. Assim, o dinheiro economizado poderá ser investido em outros setores da empresa.

O gestor de operações ou profissional responsável pela área de logística ainda terá maior facilidade para encontrar melhores condições de compra, pois conseguirá comprar em uma boa quantidade os itens necessários, conseguindo assim bons descontos.

Quais os benefícios de uma boa gestão de estoque e compras?

Um dos principais benefícios, e também visíveis de uma gestão de estoques eficiente é a garantia da disponibilidade de produtos. Tendo controle da quantidade de estoque disponível, bem como da frequência de produção/compra, é possível fazer compras mais inteligentes, evitando a falta de produtos.

Ao ter uma boa relação com os fornecedores, ainda é possível conseguir bons descontos e melhores opções de entrega para as suas mercadorias. Ter uma boa estratégia de logística e um estoque organizado poderá ajudar nessa relação, já que você conseguirá comprar de maneira mais consciente, e em alguns casos, até de maneira mais frequente.

Uma outra vantagem é a otimização da equipe responsável por esse setor. Isso acontece por conta da redução de erros relacionados ao controle do estoque, ao mesmo tempo que várias atividades podem ter seu tempo de execução reduzido, permitindo que os funcionários foquem em outras atividades importantes.

O planejamento financeiro da empresa também é auxiliado, já que o planejamento de compras para a empresa, tanto de insumos quanto de produtos para uso interno será melhor organizando, auxiliando em um planejamento financeiro anual para toda a empresa.

Os prejuízos também são consideravelmente reduzidos, pois não será necessária a compra excessiva de produtos, que poderão não ser comprados/utilizados ou terem o seu período de validade vencido.

Uma gestão de compras e estoque eficiente consegue controlar as entradas e saídas dos produtos do seu estoque. Isso acaba auxiliando a entender os tipos de produtos mais são vendidos ou quais itens estão sendo usados com frequência para a produção das mercadorias finais.

Como um sistema de gestão eficiente consegue ajudar a sua empresa?

Ter um sistema especializado no controle de estoque acaba sendo mais barato do que contratar uma equipe ou vários funcionários para cuidar da parte de gestão de compras e estoque da sua empresa pode se tornar um investimento muito caro.

Tendo um sistema de gestão eficiente, é possível realizar diversas funções de maneira automatizada, necessitando de pouquíssimas para pessoas para operá-lo, o que permitirá a sua empresa reduzir custos com salários e encargos trabalhistas.

Além disso, ocorrerão menos erros durante a execução dos processos, já que muitas informações ou até mesmo atividades inteiras poderão ser padronizadas e automatizadas, algo que também economizará tempo.

Muitos sistemas ainda contam com um sistema de segurança. Assim, os dados referentes ao controle de mercadorias ou informações para a realização de compras com os fornecedores estarão seguros.

Existem sistemas de gestão que podem realizar a chamada “programação de compras”, criando assim um calendário para delimitar qual o melhor período para realizar novas compras de determinados produtos.

Outros ainda contam com um cadastro de fornecedores, organizando as informações sobre cada um deles e mostrando qual tem o melhor custo-benefício para determinadas aquisições.

Existe ainda a criação de relatórios periódicos, no qual é possível fazer uma análise geral de como se deu a movimentação no estoque e a relação de compras em determinados períodos, o que auxiliará nas compras dos próximos meses, bem como na organização dos depósitos e armazéns utilizados pelo seu negócio na conservação das suas mercadorias.

Conseguiu perceber a importância da gestão de estoque e compras para a sua recapadora de pneus? Ao começar a investir mais nesse setor, você verá o seu negócio bem mais organizado e com um fluxo de trabalho otimizado.

Assim como a negligência com o setor de compras e estoque, sabia que existem outros erros cometidos por gestores? Entenda mais sobre o assunto lendo este outro texto em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *