Você sabe o que é a gestão da qualidade? Confira

Colaborador utilizando equipamentos de proteção
3 equipamentos de proteção para quem trabalha em recapadoras de pneus!
1 de setembro de 2020
Planejamento estratégico
5 grande benefícios do planejamento estratégico para sua recapadora
22 de setembro de 2020
Exibir tudo
o que é gestão da qualidade

Você sabe o que é gestão da qualidade e como implementar esse processo em sua recapadora de pneus? Esse tema é frequentemente apresentado para muitos empresários, entretanto, poucos dão o devido valor a ele.

Certamente, a falta de implementação desse processo se deve, principalmente, ao desconhecimento de empreendedores sobre o assunto, bem como os benefícios que a gestão da qualidade pode proporcionar.

Neste artigo, aprofundaremos um pouco mais sobre o conceito desse elemento, como implementar e as vantagens que ele pode proporcionar. Acompanhe!

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é um conceito que nasceu da preocupação de empresários em se atentarem ao padrão dos produtos ou serviços que são entregues aos seus clientes na ponta da linha.

Essa atenção quanto a qualidade é algo que vem acompanhando a evolução e transformação das empresas, especialmente, na forma em que lidam com seus clientes. Normalmente, esse processo se inicia focando apenas em processos relacionados à produção ou prestação de serviço.

Com o passar do tempo, ela ultrapassa esses elementos e atinge outras questões como procedimentos internos e, principalmente, o atendimento ao cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com o seu negócio.

Diante desses fatos foi necessário criar um método sistêmico capaz de atender a todos esses aspectos. Para tanto surgiu o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que tem por objetivos abranger todos os processos da empresa de modo a unifica-los para que seja possível fornecer o melhor serviço ou produto para os clientes e conquistar uma gestão administrativa mais enxuta e com baixo custo.

Como ela funciona nas recapadoras de pneus?

Entendido o conceito desse sistema que gerencia a qualidade de uma empresa é necessário entender como esse processo funciona dentro de uma recapadora de pneus. O objetivo principal é proporcionar à organização o controle total de todos os seus processos respeitando um padrão de excelência previamente estabelecido.

Nesse sentido, todos os envolvidos com as operações da empresa devem passar por esse processo de padronização de modo que todas as atividades estejam devidamente integradas e focadas em um objetivo principal, oferecer a melhor solução aos clientes.

O grande desafio, portanto, seria entender quais são esses padrões de qualidade de excelência e para isso o SGQ utiliza padrões pré-definidos. Para tanto, ela busca a certificação ISO 9001, que estabelece as normativas de como o trabalho deve ser executado para que o nível máximo de qualidade e excelência seja cumprido.

Dessa forma, o trabalho da gestão da qualidade fica mais simples, tendo em vista que basta seguir estritamente os padrões determinados que os resultados virão quase que de forma automática.

Quais são os principais benefícios da sua implementação?

Agora que você entendeu o conceito da gestão da qualidade e como ela funciona dentro de uma recapadora de pneus mostraremos os seus principais benefícios. Continue lendo!

Redução de custos

Apesar de muitas pessoas associarem a criação de um sistema de gestão da qualidade como um gasto a mais para a empresa ela, na verdade, pode gerar uma redução de custos. Pode parecer um pouco contraintuitivo, mas explicaremos o porquê.

Ao implementar um processo como esse você tem a chance de fazer um diagnóstico em todos os procedimentos realizados dentro de sua empresa. Consequentemente, é possível encontrar gargalos, fraquezas e outros elementos que podem estar gerando custos desnecessários para o seu negócio.

Nesse caso, o empresário tem a chance de eliminar esses elementos e promover uma redução de custos e contar com uma gestão mais enxuta e livre de gastos desnecessários.

Aumento na competitividade

Outro ponto que pode ser entendido como uma vantagem de um bom sistema de gestão da qualidade é o aumento na competitividade e na forma que o mercado enxerga a sua empresa.

Ao melhorar seus processos e reduzir os gargalos que geram custos desnecessários a operação do negócio se tornará mais enxuta, possibilitando a oferta de soluções com preços mais competitivos sem prejudicar a lucratividade.

Nesse sentido, você poderá criar promoções, pacotes de serviços com soluções mais baratas e outros tipos de programas para atrair clientes para o seu estabelecimento. Além disso, uma empresa que tem a preocupação com a gestão da qualidade é bem vista pelo mercado de um modo geral, sendo um grande fator de diferenciação.

Satisfação dos clientes

Por fim, sua empresa ganhará em muito com o aumento na satisfação dos clientes. Afinal, seus processos estarão mais enxutos e bem estruturados, eliminando o gasto de tempo com procedimentos desnecessários que atrasam o serviço e geram insatisfação nas pessoas que frequentam seu estabelecimento.

A gestão da qualidade aliada a outros preceitos do relacionamento com clientes se tornará um grandioso diferencial que levará sua empresa para outro patamar em termo de captação e retenção de consumidores.

Como implementar esse processo nas recapadoras de pneus?

Depois de entender o que é a gestão da qualidade e como ela funciona é chegado o momento de implementar esse processo na recapadora de pneus. Para tanto, o próximo passo é padronizar todas as atividades dentro de cada setor.

Logo, é indispensável o envolvimento de todos os colaboradores, independentemente do tipo de serviço que eles executem. Essa padronização envolve desde o pessoal da limpeza até os responsáveis pela execução dos serviços da recapadora.

Todo esse trabalho deve ser feito com o auxílio de uma assessoria em certificação ISO 9001 que analisará todo o seu negócio e montará os processos sempre pensando na integração, eficiência e qualidade.

Depois da implementação é necessário que a sua empresa passe por momentos de auditoria desses mesmos processos. Elas podem ser internas, para verificar se os colaboradores estão seguindo os padrões definidos ou externa.

Nesse último caso, a auditoria é executada pela certificadora ISO 9001 que verificará se os padrões de qualidade, de fato, estão sendo seguidos conforme preceitua a norma fixada.

Agora que você sabe o que é gestão da qualidade e como ela pode ser benéfica para o seu negócio não perca mais tempo e inicie a implementação desse processo o quanto antes em sua recapadora de pneus.

Além disso, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Dessa forma, outras pessoas terão acesso a esse conhecimento tão valioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *