5 grande benefícios do planejamento estratégico para sua recapadora

o que é gestão da qualidade
Você sabe o que é a gestão da qualidade? Confira
8 de setembro de 2020
atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente: 3 dicas para atender com excelência aos seus clientes
29 de setembro de 2020
Exibir tudo
Planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um processo que tem por objetivo a análise das estratégias que uma empresa deve adotar para que os seus resultados sejam alcançados. Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é fundamental que os gestores adotem medidas que contribuem para os objetivos de uma organização empresarial.

Esse processo, portanto, possibilita ao gestor entender de forma mais aprofundada sobre o seu negócio, apresentando os seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças que existem no ambiente externo.

Neste artigo, apresentaremos os principais benefícios que esse elemento pode proporcionar para uma recapadora de pneus. Acompanhe!

1. Auxilia a empresa a buscar seus objetivos e metas

O planejamento estratégico trabalha com a definição de metas e objetivos. É importante salientar sobre as diferenças de ambos os conceitos. Um objetivo pode ser caracterizado como um grande feito ou conquista dentro da empresa.

As metas, por outro lado, são pequenas vitórias ou passos dados em busca desses alvos maiores e significativos. Por exemplo, imagine que você tenha o desejo de dobrar o faturamento mensal em dois anos. Nesse caso, esse seria o objetivo.

Para isso, ele deve atingir algumas metas, tais como: aumentar o pátio para atender clientes, melhorar os canais de venda, treinar colaboradores, investir em marketing entre outras ações que o levarão até o objetivo que foi traçado.

Assim, ao bater cada uma dessas metas a empresa estará mais próxima do foco principal que, no exemplo usado, seria dobrar o faturamento em dois anos. Ao adotar um planejamento estratégico eficiente o empresário consegue elaborar esses elementos com mais precisão, o que facilita que a empresa alcance suas metas e objetivos.

A maior parte dos resultados esperados pela gestão de uma recapadora de pneus não chega pelo simples fato de os gestores não definirem metas e objetivos de forma correta. É justamente nesse aspecto que o planejamento estratégico atua.

2. Facilita a tomada de decisões

Esse elemento trabalha com diversas ferramentas que aumentam o nível de informações precisas que chegam à mão dos gestores. Esses dados compilados demonstram eventuais gargalos ou pontos fortes que podem ser explorados internamente.

Além disso, eles também podem demonstrar eventuais oportunidades ou ameaças que existem no ambiente externo e estão totalmente fora do controle da gestão da empresa. Independentemente do que é levado até a direção da empresa o planejamento estratégico proporciona um maior nível de informações.

Consequentemente, as decisões tomadas pelos gestores têm mais qualidade e são mais acertadas. A realidade das empresas que não contam com um bom planejamento estratégico é a tomada de decisões com pouca ou nenhuma informação sobre determinado assunto.

Fazer isso é o mesmo que contar com a sorte. Obviamente, não há como prever o futuro de uma decisão tomada no presente, entretanto, quando ela é feita com base em dados precisos e reais as chances de gerarem resultados positivos são consideravelmente maiores.

3. Melhora sua vantagem competitiva

No mercado de recapadora de pneus existem diversas empresas. Em uma mesma cidade, por exemplo, pode haver centenas. Ao investir em um bom planejamento estratégico e conhecer a fundo sua empresa poderá dedicar a maior parte de seus esforços no fortalecimento de seus pontos fortes e aproveitar as oportunidades do mercado.

Isso colocará a sua empresa em uma grande vantagem competitiva perante seus concorrentes e, o melhor de tudo, sem precisar apostar em uma competição ruim que é baseada exclusivamente no preço.

O planejamento estratégico dá a oportunidade ao gestor de se posicionar no mercado de recapadoras de pneus, focando em fornecer o melhor produto e serviço para o seu cliente e investindo diretamente na comunicação com o seu público-alvo.

4. Protege a empresa das mudanças do mercado

Um bom planejamento estratégico também gera certo nível de proteção da empresa quanto a eventuais mudanças no mercado. Ao se basear desse plano as suas ações serão mais focadas e direcionadas nas necessidades do seu negócio.

Essas ações, geralmente, são definidas no próprio planejamento que prevê como a empresa deve agir frente a eventuais mudanças no mercado ou no surgimento de novas ameaças que possam danificar o seu desenvolvimento. 

Quando ocorrem mudanças no mercado o gestor que adota um bom planejamento estratégico é capaz de identificar essas variáveis de forma antecipada, ajustando sua empresa para suportar os novos métodos de fazer negócios ou se relacionar com os clientes.

A empresa que consegue se adequar rapidamente frente a essas mudanças sai na frente da concorrência e também é capaz de reduzir consideravelmente os eventuais prejuízos que possam existir, contribuindo para o seu crescimento de forma sólida nesse mercado.

O planejamento estratégico auxilia nesse processo ao definir as fraquezas da empresa e as ameaças que existem no ambiente externo e que podem ocasionar mudanças na forma em que o negócio executa suas atividades.

5. Potencializa seus resultados

Por fim, o planejamento estratégico é capaz de potencializar os resultados da empresa. Não existe uma atribuição específica ou tarefa determinada que faz o negócio gerar mais lucros. O que contribui para isso é a reunião de todas elas e os benefícios que podem proporcionar.

Ao implementar o planejamento estratégico sua empresa será colocada em outro patamar em relação à concorrência, gerando mais faturamento. As decisões serão tomadas com base em informações sólidas, contribuindo para a redução de gastos desnecessários.

Além disso, sua empresa estará mais disposta a suportar as mudanças no mercado, se mantendo firme frente a possíveis problemas que possam travar o seu crescimento e, mais uma vez, se destacando frente a concorrência.

Tudo isso é finalizado é feito para que seja possível chegar na melhora dos resultados que, efetivamente, podem ser traduzidos em lucros maiores para a organização e franco crescimento com o passar do tempo.

Podemos concluir, portanto, que o planejamento estratégico é essencial para o sucesso e desenvolvimento de uma empresa. Para tanto, é necessário que ela conte com uma assessoria especializada na definição de todos os elementos que compõem esse processo.

Portanto, se você deseja implementar esse tipo de planejamento em sua empresa entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Dessa forma, elaboraremos um plano adequado às necessidades do seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *