Reciclagem com pneus: por que estimular na sua recapadora?

como reduzir gastos
Aprenda a reduzir gastos na sua empresa com eficiência!
22 de junho de 2020
como aumentar as vendas
4 dicas sobre como aumentar as vendas na recauchutadora de pneus!
2 de julho de 2020
Exibir tudo
reciclagem com pneus

A preocupação com o meio ambiente é algo que vem crescendo muito no meio empresarial. As recauchutadoras, por exemplo, têm investido na reciclagem com pneus para garantir o atendimento desse novo tipo de exigência do mercado.

Além de ser algo crucial para a manutenção do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das gerações futuras, esse tipo de atitude também acaba se tornando um grande diferencial para o seu empreendimento.

Neste artigo, mostraremos o porquê da importância de estimular a reciclagem com pneus dentro da sua recauchutadora. Acompanhe!

Como funciona a reciclagem com pneus?

A reciclagem de pneus é um procedimento que visa a recuperação ou regeneração do item. Para tanto, existe a separação da borracha vulcanizada de outros componentes, como tecidos, metais e outros materiais.

Os pneus reciclados podem ser, inicialmente, reutilizados para voltar a rodar nos veículos dos consumidores. Além disso, também é possível utilizar esses itens para outras finalidades, como itens decorativos, brinquedos, separadores de ambientes em areia, entre outros.

Qual é a importância dessa prática para um negócio?

Sem dúvidas, o principal impacto dessa prática está relacionado à proteção do meio ambiente. Os pneus são compostos de materiais que podem demorar décadas para se decompor — consequentemente, eles acabam indo parar nas ruas, margens de rios ou locais de mata fechada.

Ao apostar na reciclagem, o gestor contribui para a eliminação desses materiais do meio ambiente. Além disso não há como deixar de mencionar a questão da visibilidade da sua empresa, apesar de isso não ser o objetivo principal.

Empreendimentos que têm essa preocupação com o meio ambiente são vistos com outros olhos pelo mercado. A cada ano, as pessoas estão mais propensas a optar por negócios que estão preocupados com a questão ambiental.

O que é possível fazer com o lixo de pneus não utilizados?

Aquela velha máxima que diz: “na natureza nada se cria, tudo se transforma” é uma verdade absoluta e não há como negá-la. Apesar de parecer um pouco pretencioso, podemos afirmar que estamos aprendendo muito com ela, pois, atualmente, é possível ter centenas de utilizações para os mais variados tipos de lixo que existem no mundo.

Com os pneus não poderia ser diferente. O que seria jogado no lixo pode ser reaproveitado e voltar para as mãos dos consumidores. Um exemplo clássico disso é a recauchutagem, o processo que visa a devolver aos pneus a eficiência e qualidade perdida com o uso.

Além disso, também existe a possibilidade do reaproveitamento energético e, até mesmo, a geração de energia elétrica com a utilização desses elementos. Assim, podemos concluir que as empresas estão aprendendo a lidar com seus lixos, possibilitando que sejam reutilizados e reaproveitados.

Como você pôde perceber, o processo de reciclagem com pneus é algo totalmente possível de ser realizado e que proporciona benefícios incalculáveis para o seu negócio, bem como melhora a visibilidade dele perante o mercado.

Gostou deste artigo? Então, continue estudando sobre o assunto. Para tanto, leia o nosso artigo sobre 5 dicas para ter um diferencial competitivo em sua recapadora de pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *