Segurança e saúde no trabalho: qual a importância para reformadora de pneu?

como fazer gestão financeira
Como fazer gestão financeira da recapadora de pneus? Veja aqui!
22 de abril de 2020
Aprenda como mostrar a importância da reforma de pneus aos seus clientes
6 de maio de 2020
Exibir tudo
segurança e saúde no trabalho

segurança e saúde no trabalho

Será que você e seus funcionários estão mesmo seguros trabalhando em sua reformadora de pneus? Que medidas de segurança e saúde no trabalho estão sendo adotadas para que acidentes não aconteçam?

Neste texto, você entenderá qual a importância de focar esse aspecto dentro do seu empreendimento, quais são os seus benefícios disso e que tipo de implementações podem ser feitas para garantir a integridade física de toda a equipe.

Qual a importância da saúde no trabalho em reformadoras de pneus?

Para oferecer um bom serviço, é preciso que os funcionários de uma reformadora de pneus estejam em boa saúde e realizando suas funções com todas as práticas de segurança em dia.

Além disso, caso algum membro da equipe sofra algum tipo de acidente, o gestor, além de lidar com a diminuição dos funcionários aptos a trabalhar no momento, ainda poderá arcar com custos relacionados a indenizações e encargos trabalhistas.

Por isso, é importante avaliar como está o ambiente de trabalho e que medidas podem ser tomadas para garantir que todos fiquem seguros enquanto realizam as suas atividades.

Quais os benefícios em investir em segurança e saúde no trabalho?

Agora que você entendeu qual a importância de investir em segurança e saúde no seu empreendimento de reforma de pneus, conheça melhor alguns dos benefícios que essa atitude pode proporcionar.

Previne acidentes

Um dos principais benefícios em promover segurança no trabalho é a prevenção de acidentes. Ao seguir todas as normas vigentes, sua equipe poderá trabalhar com um risco reduzido de se acidentar.

Aumenta a produtividade

Seus funcionários se sentirão mais seguros em trabalhar em um ambiente com segurança e então passarão a ter seu rendimento aumentado, o que significa mais lucro para o seu negócio.

Diminui custos

Como falado anteriormente, pode ser muito custoso ter que lidar com funcionários se acidentando constantemente, tanto pelo desfalque na equipe, que diminuirá o seu fluxo de trabalho, quanto pelo pagamento de indenizações e encargos trabalhistas.

Traz maior responsabilidade social

É importante lembrar de que o trabalho de reforma de pneus não lida apenas com carros, mas também com pessoas. Por isso, é importante dar valor à integridade física dos indivíduos que atuam de maneira direta ou indireta nessa atividade.

Quais as normas de segurança do trabalho aplicadas às reformadoras de pneus?

Ao saber de alguns dos benefícios que o investimento na sua própria segurança e na da sua equipe pode oferecer, está na hora de colocar as mãos na massa e implementar as novas medidas de segurança no seu estabelecimento. Conheça a seguir duas normas que devem ser cumpridas.

Uso de EPIs

Os equipamentos de segurança são uma parte importante dentre as medidas de segurança adotadas, já que evitam que a equipe se machuque caso algum acidente ocorra. Alguns dos equipamentos mais utilizados são os capacetes, as luvas e as botas.

Monitoramento de serviço

Também é importante fazer o acompanhamento periódico (mas sem aviso prévio) das atividades que estão sendo realizadas. Com isso, é possível analisar se os funcionários estão realmente seguindo as normas de segurança estabelecidas por você.

E então? Está preparado para começar a adotar novas medidas de segurança e saúde no trabalho? Ao fazer esse investimento, a sua equipe trabalhará com bem mais disposição e felicidade.

Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas a importância de promover a segurança no trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *