6 considerações ao escolher um sistema de gestão para seu negócio!

Confira os 4 principais indicadores para recapadoras e reformadoras
20 de agosto de 2020
Colaborador utilizando equipamentos de proteção
3 equipamentos de proteção para quem trabalha em recapadoras de pneus!
1 de setembro de 2020
Exibir tudo
Gestor analisando sistema de gestão

Um sistema de gestão é um tipo de software que auxilia a recapadora de pneus em diversas atividades do seu dia a dia, como cadastrar clientes, controlar o fluxo de caixa, entre outras funções.

Neste texto, explicaremos quais aspectos é preciso considerar na hora de escolher o melhor programa para o seu negócio e, assim, conseguir usufruir de todos os seus benefícios pagando um preço justo. Vamos lá?

1. Avalie os recursos

Uma das primeiras características a serem avaliadas em um programa de gestão são os recursos que são disponibilizados para os usuários: eles precisam ter relação com a utilidade do software da sua empresa.

Se você precisa de um programa que auxilie a controlar o fluxo de caixa, por exemplo, o sistema de gestão deve ter funções que ajudem a controlar a saída e entrada de dinheiro.

Também é muito importante que a própria recapadora de pneus entenda o que ela está buscando com um software de gestão, para que só assim ela consiga fazer uma triagem dos tipos de programas que ela poderá utilizar.

Além de presentes, essas funções precisam ser acessíveis para que o gestor consiga ter agilidade ao usar o programa — que é um dos pontos fortes de se adquirir esse tipo de ferramenta.

2. Confira a usabilidade

Como mencionamos, é muito importante que o sistema de gestão seja fácil de ser implementado e utilizado, pois ele deve garantir que a recapadora de pneus ganhe agilidade em diversas funções.

Caso os colaboradores precisem de um tempo considerável para entender como a ferramenta funciona, além de terem que lidar com diversas funções complicadas e que demoram para ser executadas, não valerá a pena investir em um software desse tipo.

Ele precisa ser fácil de ser entendimento e ter boa usabilidade, além de as principais funções estarem bastante acessíveis. Em muitos casos, vale contar com um software que permita personalização dessas funcionalidades.

Dessa forma, o gestor ou os colaboradores poderão adicionar as ferramentas mais importantes e com uso mais frequente como prioridade, permitindo que eles ganhem ainda mais agilidade durante o dia.

3. Verifique se ele conta com integração mobile

Muitas recapadoras de pneus buscam praticidade, já que pode ser bastante demorado acessar um computador para checar uma informação ou adicionar um dado ao sistema. Para evitar isso, procure por um sistema de gestão que tenha integração mobile. Assim, será possível modificar informações e acessá-las rapidamente, sem precisar ir a um computador ou outro local para se conectar ao sistema.

Como na versão padrão, o modelo mobile do software de gestão também deve ser intuitivo e simples de usar. Afinal, complicações desnecessárias desencorajam os usuários e criam barreiras no dia a dia.

Por fim, é preciso se certificar de que ele seja acessível a diferentes modelos de aparelho e resoluções de tela para que nenhuma informação fique inacessível pelo usuário.

4. Veja se ele permite controle financeiro

Uma das principais funções procuradas é a de controle financeiro, afinal, controlando os gastos e ganhos da empresa é possível saber como está o seu desempenho, além de ser uma informação importante para tomar diversas decisões com relação ao futuro e presente da recapadora de pneus.

Por isso, invista em um programa de gestão que ofereça essa função e de maneira completa. É importante que ela permita personalização, ao mesmo tempo que ofereça diferentes funcionalidades para que você possa fazer uma gestão financeira completa.

Algumas funções importantes que devem ter no sistema são: controle do fluxo de caixa, controle de faturamento e entrega, emissão de Notas Fiscais, retorno de carcaças, conciliação bancária e muitas outras funcionalidades.

Além disso, é interessante que seja possível fazer relatórios das informações coletadas e adicionadas ao sistema, permitindo que o usuário possa ter um acesso fácil a esses dados e uma leitura mais rápida e objetiva deles.

5. Descubra como é o suporte prestado pela empresa

Além de ter um bom programa de gestão, também é preciso se certificar de que a empresa oferecerá todo o suporte para o usuário enquanto utilizá-lo. Diversos problemas podem ocorrer e a empresa fornecedora do software deve garantir os reparos e auxílios o mais rápido possível.

Esse suporte é importante porque diversas informações valiosas da empresa serão armazenadas nele. Um bug ou problema que causa a perda ou inacessibilidade dessas informações pode trazer riscos para o negócio do cliente.

6. Avalie o preço

O preço também deve ser um aspecto a se considerar na hora de escolher um bom programa de gestão. Ele precisa ter um preço que condiz com as funcionalidades oferecidas, bem como caber no orçamento da sua recapadora.

Investir em um produto apenas por ter um preço mais alto não significa que ele terá qualidade ou que suas funcionalidades serão úteis para o seu negócio. Ao mesmo tempo, investir em um programa apenas por ser barato fará com que você tenha que comprar outras ferramentas para fazer uma boa gestão, ou não receber o suporte adequado.

O ideal é buscar por um bom custo-benefício, além de considerar os outros aspectos citados neste texto, já que assim você encontrará um programa que seja de qualidade, tenha um bom suporte e com um preço acessível.

Algumas empresas oferecem um sistema de planos, como uma maneira de o cliente escolher apenas as funcionalidades que precisam, sem ter que gastar a mais com recursos que não farão parte da rotina do negócio.

É possível descobrir como é o suporte do software verificando os comentários em suas redes sociais, sites de reclamações ou conversando com atuais e antigos clientes da empresa. Você conseguirá entender melhor como ela se porta com relação aos problemas dos seus clientes, além da rapidez, eficiência e transparência da marca.

A Solucap oferece um sistema de gestão que conta com diversas funcionalidades para fazer com que você tenha uma ótima gestão da sua recapadora de pneus, além de fornecer um suporte de qualidade, que o ajudará a tirar dúvidas e a resolver todos os problemas que ocorrerem durante o uso do sistema.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre com o nosso software funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *