Conheça quais tipos de análise de dados podem ajudar uma recauchutadora de pneus

como precificar um serviço
3 dicas de como precificar um serviço de maneira adequada
14 de maio de 2020
como lidar com a concorrência
Não sabe como lidar com a concorrência no mercado de pneus? Aprenda!
10 de junho de 2020
Exibir tudo
tipos de análises de dados

Você sabe quais são os tipos de análise de dados que podem ser utilizados em sua recauchutadora de pneus? Esses elementos são cruciais para a gestão de uma empresa desse seguimento e, sem eles, dificilmente você logrará sucesso em seus empreendimentos.

Entretanto, muitos empresários desse seguimento subestimam o poder de dados bem tratados e analisados e acabam por não utilizá-los tanto quanto seria necessário. Alguns têm problemas por causa disso e simplesmente não conseguem entender o porquê.

Quer saber mais um pouco sobre o assunto? Então, acompanhe este artigo e aprenda sobre a análise de dados. Vamos lá?

O que é a análise de dados e quais os impactos para a empresa?

Quando você pesquisa sobre a análise de dados nas empresas, recebe uma série de informações, termos em inglês e outros conceitos que parecem muito longe do dia a dia de um negócio. Entretanto, a definição de análise de dados pode ser feita de forma simples e precisa.

Basicamente, é um processo que visa a registrar todos os acontecimentos que ocorreram na recauchutadora de pneus — tais como: pagamentos, recebimentos, contratações etc —, tratá-los utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis e, finalmente, transformar esses dados em informações precisas e detalhadas sobre o seu negócio.

Essas informações devem ser apresentadas ao gestor de forma clara e objetiva por meio de relatórios. Assim, você utilizará cada uma delas para conhecer melhor o seu negócio e descobrir falhas e gargalos que possam estar drenando seu dinheiro e capacidade produtiva, bem como pontos fortes que podem e devem ser ainda mais fortalecidos.

Quais são os tipos de análise de dados para uma recauchutadora?

Agora que você entendeu o que é a análise de dados, mostraremos os principais tipos existentes. Continue lendo!

Preditiva

A análise preditiva é um dos modelos mais conhecidos de análise de dados. Ela ajuda a prever situações futuras com base nos padrões de dados que foram registrados anteriormente. Assim, é possível tomar decisões com maior precisão e assertividade.

Essa análise utiliza dados estatísticos e históricos além de um processo de mineração desses elementos. Para tanto, é fundamental a utilização de um sistema integrado capaz de projetar situações futuras com base em dados passados que estão registrados.

Prescritiva

Aqui, a ideia é analisar as consequências das ações que foram tomadas pela gestão da empresa, tornando possível que o gestor possa escolher certas atitudes antes de executá-las de fato.

Nesse caso, o tipo de análise de dados sobre o qual estamos discorrendo apenas demonstra possibilidades. Entretanto, a interferência humana é fundamental para definir o caminho que será tomado. Para você entender melhor, vamos dar um exemplo.

A análise prescritiva verifica padrões de erros que possam acontecer no negócio e examina como cada uma das atitudes tomadas no âmbito empresarial os impactará. Assim, o gestor fica à vontade para escolher o conjunto de práticas que causará o menor impacto negativo ou o melhor benefício.

Descritiva

O modelo descritivo serve para permitir que o analista de dados compreenda os eventos que ocorrem em tempo real. Ele é amplamente utilizado em processos de análise de crédito, por exemplo.

Esta análise não permite o julgamento de valor, sendo mais indicada para a visualização de dados para que seja possível entender seus impactos na empresa — entretanto, sem realizar ligações com acontecimentos passados ou futuros. Esse tipo de análise auxilia na tomada de decisões imediatas com mais segurança e tranquilidade.

Diagnóstica

Esse tipo tem por finalidade prática compreender as causas de um evento e responder às perguntas: quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Assim, o gestor pode analisar o impacto e os alcances de suas decisões. A partir dessa análise é possível traçar diversas estratégias que visam ao aprimoramento de resultados.

É um modelo amplamente utilizado nos setores de vendas e precisa ser complementado com a análise preditiva, que já mencionamos anteriormente, para que a projeção de dados seja reforçada.

Quais são os passos para criar um processo de análise de dados em sua empresa?

Agora que você entendeu os principais tipos de análise de dados é preciso saber como implementar esse processo em sua empresa. Acompanhe!

Defina os tipos de análise de dados a serem utilizados

O primeiro passo é definir quais dos principais tipos de análises de dados serão utilizados em sua empresa. Afinal, nem todos podem ser aplicados a qualquer tipo de negócio. Existem alguns tipos que são dispensáveis, já outros, cruciais.

Logo, você precisa fazer essa análise de forma minuciosa e definir quais são os tipos que serão utilizados na sua recauchutadora de pneus.

Colete e trate os dados

O próximo passo é a coleta dos dados e seu respectivo tratamento. Isso deve ser feito utilizando um bom sistema de gestão. Esses elementos, quando chegam na empresa, estão dispersos e não traduzem nenhum tipo de informação para o gestor.

O papel do sistema, portanto, é reunir todos esses dados e tratá-los para que se tornem informações precisas para que seja realizada a próxima etapa que, sem dúvidas, é a mais importante.

Faça a análise e interpretação

Por fim, é necessário fazer a análise e interpretação das informações que foram geradas a partir dos dados extraídos do tipo de análise utilizado. Assim, o gestor deve receber relatórios e informativos contendo esses elementos de forma clara e com altíssimo grau de detalhamento.

Com esses relatórios em mãos, ele analisará os mais diversos pontos do seu negócio, tomando decisões que impactarão diretamente nas mais variadas áreas de gestão da recauchutadora de pneus, impactando positivamente nos resultados da empresa ou evitando que gargalos possam prejudicar a sua lucratividade com o passar do tempo.

Por fim, é fundamental que você tenha em mente que os tipos de análise de dados só podem ser feitos com eficiência se você contar com um bom sistema de gestão que possibilite a coleta, o tratamento e, posteriormente, a análise dos dados, transformando-os em informações precisas e detalhadas sobre os mais variados aspectos do seu negócio?

Quer saber mais sobre essa solução? Então, entre em contato conosco e conheça a Solucap, uma empresa especializada em fornecimento de softwares para recauchutadora de pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *